domingo, 24 de maio de 2015

Eurovision 2015 - Festival Europeu da Cancao

Concurso de musica criado em 1956, com a participacao hoje de 40 Paises, o  Eurovision ,Festival Europeu da Canção ou Eurovision Song Contest , Concours Eurovision de la Chanson em frances ou ainda  Melodi Grand Prix, em noruegues , terminou ontem  a sua  60 edicao, realizado na cidade de Viena, capital da Austria.
O Eurovision é um concurso anual de canções transmitido pela televisão aberta com participantes de diversos países cuja televisão nacional transmissora é membro do European Broadcasting Union.  Esta união pode conseguir uma audiencia de aproximadamente 1/6 da população mundial. Qualquer membro da EBU pode participar no concurso, mesmo que não seja um país europeu. Isto inclui países africanos e asiáticos tais como Israel e Marrocos, que já participam do concurso. Esse ano a Australia foi a mais nova integrante do concurso de musica. O Eurovision é baseado no Festival da Cancao de Sanremo, conhecido como Festival da cancao italiana, que é considerado um dos mais importantes eventos de musicais do mundo e talvez o mais importante da Europa.Leia mais sobre o Festival se Sanremo aqui.
O Eurovision, me faz lembrar sempre a ultima edicao da sequencia do Festival da Musica Polpular Brasileira que teve inicio em 1965 certamente seguindo tambem pela influencia do Festival de Sanremo. Lembro como se fosse hoje assistir pela televisao ao Festival dos Festivais  que aconteceu no Brasil em 1985.
                                  Tete Espindola vencedora do Festival dos Festivais de 1985

A Noruega ganhou o Eurovision 3 vezes, a ultima vez foi em 2009 em Moscou, com a musica Fairytale, interpretada pelo jovem cantor e compositor  Alexander Rybak , um noruegues com descendencia russa.Antes mesmo de comecar o Eurovision Alexander Rybak já era o favorito para levar Eurovision 2009, que foi realizado no dia 16 de maio 1 dia antes do dia Nacional da Noruega , com ele tendo vencido o concurso a festa foi mais do que  festejada aqui no "Pais do gelo ". Ainda tenho minhas duvidas se em 2009 a musica Fairytale foi mais cantada do que o Hino Noruegues.




O Pais que vence o Eurovision, sera o Pais sede no proximo ano . Esse ano foi realizado em Viena pois o cantor  austriaco Tom Neuwirth ,conhecido pela personagem em drag Conchita Wurst venceu o concurso em 2014, festival esse cheio de polemicas causada pela presenca dele.




O vencedor do Festival tem sido escolhido usando muitas tecnicas de voto através da sua história, centradas em países receberem pontos dados por júris ou tele-espectadores. O país que tiver mais pontos é declarado o vencedor O primeiro Eurovision não foi ganho por pontos, mas por votos (dois por país), e apenas o vencedor foi anunciado. Reino Unido, Franca , Espanha, Alemanha e Italia, sao os Paises que patrocinam o Festival, portanto esses tem participacao garantida indiferente de sua colocacao no rank. Os demais  participantes, tirando o Pais vencedor, precisam entrar na disputa. Os 3 menos votados , nao irao  participar do festival do ano seguinte.

Vencer o Eurovision dá ao artista uma oportunidade única de aproveitar o seu sucesso e publicidade para lançar ou aprofundar a sua carreira internacional, nao existem premios em dinheiro  somente Gloria e Reconhecimento. Contudo, através da história do Festival, poucos nomes se tornaram estrelas internacionais de grande sucesso. Os artistas mais notáveis que consolidaram sua carreira foi o grupo ABBA , que ganhou o Festival pela Suécia em 1974 com a canção "Waterloo ". 
Outra vencedora notável que alcançou sucesso e fama internacionais subsequentemente foi Celine Dion que ganhou o concurso pela Suíça em 1988.

                                                                   ABBA - 1974


                                                                   Celine Dion -1988

A Noruega adora musica, eu me atrevo a dizer que ela se acha em relacao a capacidade musical que as pessoas aqui possuem. Desde o jardim de infancia ate o fim  da escolas, e logico os pais incentivam tanto o musical e teatral da crianca, que se ela nao nasceu com nenhuma aptidao para  qualquer tipo de arte, ela cria. Vi isso com meus filhos, Felipe sempre gostou de musica, aprendeu a tocar violao, ainda no Brasil, mas foi aqui que ele desenvolveu mais a musicalidade, embora nao seja um violonista , ele eh muito bom. Vitor por outro lado, eh mais para leitura, por " azar" como ele diz, teve a mesma professora que o irmao , e ela o "obrigava" a tocar violao, ate que ele  decidiu  tentar o teclado e  gostou. Eu acho isso otimo, Knut, ja mostra que gosta  de musica, e com o teclado que temos aqui em casa eu o incentivo a " brincar" marcando as teclas  com letras e ele acompanha em um papel a parte. Assim que ele fizer 5 anos vai comecar as aulas de coral oferecidas pelo condado . 

 A quantidade de programas de musica que tem na televisao norueguesa so fica atras  dos programas de Quiz. E com a pre selecao, de quem iria representar o Pais no Eurovision ,eu  acredito, que a tv tenha picos de audiencia bem elevados nos dias de selecao e principalmente quando se iniciou o Festival ate o seu fim . Eh como no Brasil ( comparando a grosso modo) quando o povo para para ver a novela das 20 horas.

Esse ano a noruega concorreu com um casal "agua de salsicha", aos meus olhos.Achei a escolha horrivel, faltava alguma coisa a mais ou muito mais neles.  Por sinal, ao meu ver, ( porque tudo o que eu escrevo aqui eh em relacao ao que eu sinto e presencio),O casal terminou o Eurovision em 10 lugar . Deveriam ter colocado um rock n roll pesado para  mostrar o que o viking tem de verdade. Haha!! 


                                                          Mørland & Debrah Scarlett - 2015

Ano que vem o Eurovision vai acontecer na Suecia, com uma vitoria disputadissima , a Suécia foi a vencedora  com 365 pontos de Måns Zelmerlöw que interpretou Heroes e ficou à frente da Rússia, com 303, e da Itália, com 292 pontos. Foi uma final acirrada desde o inicio com  estes tres países.



                                                       Måns Zelmerlöw’s - Vencedor  2015

Zelmerlöw é voluntário internacional, tem 28 anos e já fundou quatro escolas em África. e  um pequeno detalhe : ele eh LINDOOOOO!!!
Parabens a Suecia!