quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Noruega: A melhor do mundo

Depois da materia do Globo Reporter sobre a Noruega, varios grupos na rede social lotaram , com pessoas  querendo saber como chegar  aqui.


Costumo dizer que para vir/ ir para a Noruega é facil, brasileiro nao precisa de visto de entrada e pode ficar aqui  por 90 dias ( se tiver cacife para se manter por 90 dias)

Eu recomendo AVIAO, uma viagem de no minimo 18 horas com escala. Barco tambem é uma outra opcao, a nado  so se a pessoa tiver um bom condicionamento fisico e ser imune as adversidades oceanicas.

O sonho de uma maioria é ir para um Pais de 1. mundo para fazer um pé de meia e poder retornar a terra natal com algum no bolco para poder comprar uma casinha e quem sabe ate abrir um negocio da china, nao precisamente da china, mas ter alguma renda depois de trabalhar bastante.


Tirando as pessoas que estao vindo casadas, querer vir  para a Noruega " fazer um pe de meia" eu  ja digo logo ... 

Aprenda a fazer ou saiba fazer  trico ou croche, pois esse sera o uniico jeito de conseguir fazer um  pe de meia  para os lados de ca. Alias  sabendo tricotar , vai poder fazer nao somente  um pe de meia , mas  varios , alem de cachecol e luva!

Na Noruega as pessoas vivem / trabalham para ter as coisas , para construir a sua casa, ter seu carro, comprar sua cabana  na montanha para passar os fins de semana e feriados ,viajar nas ferias para lugares mais quentes onde se tenha principalmente praias e logico... para se ter uma velhice tranquila. Aqui trabalha-se hoje para poder curtir amanha  quando voce se aposentar com 67 anos ou 70 anos .


Trabalha-se o ano todo e junta-se  um dinheiro para  as ferias ( feriepenger) para poderem curtir 3 semanas  ou 4  de ferias , principalmente em julho, quando é o verao noruegues e para quem tem filhos as escolas estao de ferias por quase 2 meses .

 Portanto se a intencao de quem quer vir morar  aqui  é fazer um pé de meia ( tipo  aqueles que vao para os USA , trabalhar ate  a exaustao para ter uma grana em empregos que pagam pouco ,mas que da para juntar um troco  ... se essa é a intencao ... ESQUECA!! 

Para quem tem outras ambicoes, ( construir uma vida , sem pensar em morar um tempo e depois v
oltar) eu digo para que se especialize em alguma coisa que va servir . Nao adianta chegar com um diploma em bacharel em direito, ele nao sera reconhecido, os amantes desta profissao se quiserem advogar terao que estudar tudo novamente. 
.
 Mas outras profissoes universitarias e tecnicas sao bem aceitas , fora que em algumas areas tem a excasses de profissional.

A Noruega nao da muito " valor" a " DOUTORES de anel no dedo" como dizia minha avó, muitos cursos tecnicos sao bem remunerados, logico que se o cara  é medico especialista, um desembargador, um engenheiro ele vai certamente ganhar mais ,mas isso nao quer dizer que o bombeiro hidraulico ou o tecnico de enfermagem sejam mal pagos.


 Falar a lingua eh  fundamental,nem mesmo os chamados " SUB EMPREGOS" estao contratando ou chamando para trabalho quem nao sabe patavina de noruegues ou que tenha um ingles meia boca.

Para alguns, arrumar um trabalho em uma multinacional, TALVEZ nem precise falar tanto o noruegues, mas um ingles fluente vai precisar sim, alem de dominar uma outra lingua. 

A Noruega da valor para profissionais que possam oferecer algo a ela, alem de um diploma. Se vc tem um diploma, certificado , OTIMO, mas se voce tiver mais cursos alem disso, uma especializacao disso ou daquilo , que possa enriquecer o ceu CV ( Curriculum Vitæ) dentro da area, melhor ainda,  e se voce souber juntar todos esses papeis e provar que voce EH FODASTICO no que voce faz, vc ta feito!

Algumas profissoes em ascendencia no periodo de 5 a 10 anos:

Eletrica eletrônica, 
mecânica de máquinas,

Construção civil, 
professores de educação,
Enfermagem e tecnicos de enfermagem 
 engenheiros civis,
 profissionais de saúde qualificados,
 saúde dental,
terapia  ocupacionais,
 assistentes sociais
 Bioengenheiros, 
 dentistas,
 ciências naturais,
 Humanismo e  artes, 
Ciências Sociais e direito, 
 administração,
ciências de engenharia e ofícios.

Estabilidade no emprego nao esta nada facil para os lados de ca tambem nao, A crise europeia  atingiu a todos e a Noruega , por mais que esteja estavel,  sente  tambem a crise.
A quantidade de imigrantes europeus que apareceu aqui  nos ultimos 5 anos foi incrivel e eles  tem uma vantagem sobre nos  brasileiros mortais .... nao tem a necessidade de ter visto de  trabalho, Chegam aqui , se registram na Policia de Imigracao e  pronto!! tem 9 meses para conseguirem trabalho.


A Noruega é um País caro!! Para quem trabalha e tem um emprego fixo , ganha-se razoavelmente bem e gasta-se melhor ainda.
 Moradia, alimentacao e transporte sao os carros chefes da lapidacao do dinheiro, fora a taxa que todo trabalhador paga que ja vem descontada no seu contra-cheque.

 Pense em algo nessas categorias que seja caro e multiplique por 30, 50. ou ate mesmo 100,se voce tem filhos, gasta-se muitoo mais!
Roupa aqui nao é tao cara, quando fui ao Brasil comparava os precos de uma calca  jeans com as daqui e aqui era mais barata, a diferenca estava no corte da bonita... Eu acho que a maioria das roupas aqui sao cortada e modeladas para vestir fogao e geladeira. KKKKK


O negocio entao é comprar roupas em sites estrangeiros ou em lojas de latinos, porque dai entao as bonitas vem ate mais  modeladinhas. Roupas da HM, Cubus, Lindex, Only sao algumas lojas tipo  C&A e Riachuelo da vida, umas coisas servem .. outras .... bom , deixa pra la.


Para voce que esta sonhando em vir pra ca se qualifique e lembre-se que Sorte é quando a PREPARAÇÃO encontra a OPORTUNIDADE.”