domingo, 18 de dezembro de 2016

O que se esconde por detras de algumas" Norsk Julebord" ( festas de fim de ano )

Antes de eu comecar a escrever  sobre o tema em questao, quero deixar bem claro aqui , que o tema vai ser sobre  TRAICAO nas festas de Natal, assunto esse falado nos jornais  de grande circulacao do Pais, nas ultimas semanas. Isso nao quer dizer que TODAS as festas sao assim e que TODAS as pessoas  fazem, so que  acontece ... acontece.



 Hipp hipp Hurra!! é chegado Dezembro e com ele uma infinidade de coisas para se fazer: Eu como aderi as tradicoes , tento seguir um pouco  a risca , mas para fazer bonito e ter  o que falar, quando junta uma turma para dizer o que fez e o que falta  fazer ate o dia 24 de dezembro, afinal sao 24 dias  que temos para organizar tudo, epoca de, providenciar os cartoes de natal, planejar o ceia , ir para os shoppings para comprar a lista interminavel dos presentes, preparar o calendario do advento, enfeitar a casa , fazer biscoito de pimenta e gengibre, tentar dar uma de arquiteto e  montar uma casa de  biscoito e enfeitar com balinhas etc, acender insenco  e mirra para perfumar o ambiente e deixar a casa com ares bem natalinos. Para uns , epoca de lavar a casa com sabao verde ( grønnsåpe) de cima a baixo, lavar janelas, chao, trocar todas as cortinas  emfim... uma infinidades de coisas que deixam essa epoca  bem mais aconchegante e nao menos cansativa


Com a chegada de Dezembro, comeca-se tambem as comemoracoes das festas de fim de ano, restaurantes, bares, locais de festas  estao praticamente lotados nessa epoca do ano, quase impossivel voce  arrumar uma resrva , caso nao tenha feito isso  com antecedencia. No trabalho as pessoas tem um novo estimulo para sorrir, ficar alegre, afinal do dia 23 a 3 de janeiro para uma maioria é recesso de Natal e para encerrar o ano com estilo existem as Julebord, que nada mais  e nada menos é  as festas de fim de ano ,as reunioes dos funcionarios  de empresas, orgaos publicos etc.
Sao festas normais onde familia nao entra, ´sao somente para os funcionarios. Regada de muita boa comida tradicional de Natal  norueguesa, de muito discurso engracados e outros totalmente sem graca , mas que o povo ri assim mesmo, brindes a cada minuto ( eu exagero agora , mas sao muitos brindes), premiacoes e tambem presentes.e  logico, muita bebida, pq festa de adulto norueguesa sem muita bebida e principalmente gente bebada ao extremo , se nao tiver, nao é festa ( Alias um otimo tema para uma outra oportunidade no blog).



Acontece que em  muitas dessas festas de Natal , deixam de ser simples confraternizacoes  apos uma certa hora e passam a ser "orgias" , tudo liberado. Comecam por volta das 17 horas e vai ate as 3:00 horario que a vida noturna em bares por aqui termina, mas nao necessariamente que a festa termina. Em muitas dessas festas o povo se solta, deixa o alcool subir, Se voce esta em um local onde tudo foi preparado para ir apos o jantar , o povo fica por la mesmo ,mas se voce estiver em um restaurante  ou algo parecido, provavelmente a turma do  " Vamos bebemorar" vai dar uma esticada em um pub ou ate mesmo para a casa de alguem  para continuar a bebedeira. E ai que mora o perigo senhoras e senhores.
Nas ultimas semanas têm  se lido nos jornais de grande circulacao temas abordando o outro lado das festas de confraternizacao, o "lado negro", onde apos  os festejos , o resultado negativo chega a divorcios, boletins de ocorrencia ( de tosos os tipos) e ate mesmo demissões!
Fato ( veridico ou nao ) contado em um jornal , sobre uma empresa que opera  dentro de engenharia civil teve o fim de semana sua festa de Natal, onde o adultério, brigas e demissões  foram o resultado final. Onde o próprio CEO teve uma queixa crime por  violência contra o chefe de controle e presidente da mesma empresa, agora ,com toda a probabilidade têm de passar por um divórcio angustiante depois que ele abertamente ter tido relações sexuais com a contadora-chefe da empresa..... coisa pouca!

Esta historia pode ter sido  fantasiosa, visto que o jornal  em si, parece nao ser muito confiavel ( aqui ), mas  que coisas desse tipo acontecem isso acontecem SIM, mas deixo bem claro que nao é regra.

Mas como escreve um outro jornal bem mais conceituado, o VG, este diz que Dezembro,é o mes das traicoes e janeiro é o mes onde o indice de separacoes aumentam,principalmente por causa das festas de fim de ano .(leia aqui) .

Eu quando vim pela primeira vez a Noruega, cheguei  na epoca de festas de fim de ano, e fui levada a tira a colo  a festa de  encerramento do trabalho do marido ( na epoca noivo), creio que tive o privilegio , pois estava de " visita". Dias antes, eu tinha ido jantar na casa de um colega de trabalho dele. Fui recebida muito bem pela esposa que havia acabado de ter  o segundo filho,o casal, era aquele casal de familia perfeita de propaganda, ele super atencioso ela simpatica ao extremo, me senti participando de um comercial de sabao da decada de 40.
Na semana seguinte, era a julebord deles e como escrevi antes, eu fui nela.
Depois do jantar  em um restaurante  bem legal, discursos que eu nao entendia patavina, a nao ser levantar o copo e dizer SKÅL, a turma decidiu dar aquele esticada pela cidade. Entramos em um pub bacana e foi la, apos  mais uns drinks que eu na minha "ignorancia turistica e cultural" pude presenciar o que era ou como o povo se comportava.
No restaurante as mulheres super bem comportadas, de vestidos  abaixo do joelho, sapatos de saltinho,, a elegancia em pessoa, se transfomaram. sentavam no colo dos colegas homens de trabalho, rebolavam nesse mesmo colo, davam selinhos e seloes, os homens por sua vez , eram verdadeiros polvos com as maos subindo e descendo como se fossem bonecos de posto de gasolina e tudo na maior " naturalidade".
Em casa, cheguei a perguntar ao marido o que  foi tudo aquilo, no qual ele deu de ombros e disse ... " eh assim mesmo! ta tudo bem amanha".
Desde entao essas festas de fim de ano, passaram a ser meus maiores pesadelos depois que vim morar aqui, embora hoje eu tambem va  nas minhas, onde sao bem tranquilas por sinal, sempre fico com 3 carrapatos atras da orelha quando marido diz que tem a festa  do trabalho.Ele sabe que eu nao gosto, ele sabe bem que eu grilo, mas eu aprendi a controlar Esse ano por sinal, a dele  se resumiu em um brunch basico que durou so 3 horas, e no periodo da tarde... ADOREIIII!