quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Preconceituosos? Sim ou Nao?

Sabe aquele ditato : " Quem vê cara, nao vê coracao"? Pois é! ele se encaixa muito bem aqui nas relacoes sociais do dia a dia
 Nao va  chegar pensando que  aquele sorriso de ponta a ponta  amarrado na nuca de alguns noruegueses significa que te adoram ou que estao totalmente  embriagados com a beleza e desenvoltura da(o)exotica(o) que lhes aparece na frente! kkkkkkkkkkkkk

(Se meu filho lesse esse blog ( coisa que ele nao faz), ja ia falando " Maeeeeeeeeeee, é voce que ve eles assim, é voce que vivenciou isso, é a familia que voce esta que é assim ... e por ai vai. Ele iria me descer um rosario inteiro e explicacoes  ( ele é tao noruegues que as vezes eu tenho duvidas se ele  nao é filho de alguma norueguesa.. kkkk)

Mas ele nao esta totalmente errado, o que eu narro no blog sao vivencias minhas, observacoes minhas , certamente tem gente que presenciou ou convive com gente melhores e ate mesmo outras que vivam com muito piores.
Mas aqui eu trato do que EU VIVENCIO. This is my life, my blog... kkkk).

 Sim! A Noruega é preconceituosa, sim!  muitos norueguegueses sao (logico que nem todos, conheco pessoas otimas) mas uma grande maioria , principalmente adulta) sao  extremamente racistas , xenofobos, e mesmo aqueles que nao sao tanto, no fundo tem seu preconceito sim.
O preconceito é mais para os mulssumanos em geral, Para muitos ser mulssumano é ser terrorista e pronto. 

Uma banda de Rap norueguesa fez uma musica  que foi muito polemica quando foi lancada na radio.
A musica se chama " Lett å være rebell i kjellerleiligheten din " ( Facil se rebelde no seu quarto do porao).
(video da musica)







Algumas casas na Noruega tem na parte debaixo no alicerce tipo uma grande sala onde os noruegueses costumam fazer de sala de TV ou de computador. A musica passa a mensagem que os noruegueses escrevem anonimamente em comentarios de artigos  dos jornais o preconceito que eles tem dos imigrantes e que nao mostram quando estao na frente de um. Algumas frases da letra da musica foram frases escritas  nos sites de  debates que falavam sobre imigracao.






Nesses anos que eu vivo aqui , ainda tenho duvida se o preconceito dos noruegueses  com os estrangeiros se deve em relacao a Religiao, como ja comentei, a maioria mais estigmatizada aqui sao os mulssumanos, ao medo de perder a cultura , ao medo de perder o trabalho (proveniente a qualificacao dos estrangeiros que estao aqui  e estao entrando para competir no mercado de trabalho),ou outras menos marcantes como cor e opcao sexual.

O sarcasmo aqui impera. Eu por mais que  ja esteja aqui ha mais de uma decada ainda nao me acostumei.

Com o passar do tempo de Noruega , quando vc aprende a lingua, vc passa a ver que " aquela coisa dita , com um sorriso nos labios, as vezes ,na verdade era uma alfinetada bem dada que voce nao entendeu e achou que era um elogio ou somente uma brincadeirinha. Haha" Sabe nada inocente!!

Eu convivo com noruegues 17 horas por dia, quando nao é no trabalho é em casa.
No trabalho sao aproximadamente 90 funcionarios e  eu sou a unica estrangeira na area de educacao. Ja passei por muitos bocados, ja escutei muito e na maioria das vezes  engoli cada palavra CALADA. Em certas situacoes ,nao vale a pena fazer uma tempestade em copo dagua, é melhor deixar pra la, mas voce da uma olhada  com olhos de fuzilamento e pronto.


Quem nunca sofreu qualquer tipo de situacao preconceituosa , que escreva a primeira silaba! Mas nao vale para quem acabou de colocar os dedinhos aqui no gelo Ok!! Para os recem chegados, tudo sao flores , o ceu eh azul, a neve eh branca.

Beiijinhos