domingo, 28 de junho de 2009

Verao Noruegues

Quando se pensa em Noruega,todo mundo ja vem com a mente formada de gelo, neve e frio de trincar os ossos.Minha mae quando se refere aqui, diz que eu sou louca de morar nesse Pais gelado.Os noruegueses que eu encontro e perguntam se eu gosto ou nao daqui,ja vem com a pergunta pronta falando " e do frio vc gosta?",muitos dos noruegueses nao gostam do frio, isso tirando as criancas q por mais que ficam congeladas brincando na neve AMAM o inverno,vai dizer q nao eh divertido escorregar de bunda na neve, ou fazer boneco de neve,guerra de bola de neve ou andar de trenozinho de neve, isso sem contar no esqui que tem para varias modalidades,esqui de pular, esqui de andar,esqui de correr, esqui de deslizar,e ainda tem patins de gelo e snowboard e por ai vai, uma infinidade de coisas.O inverno Noruegues eh lindo tbem ...... ops!! mas eu to falando de verao!
O verao noruegues esse ano demorou a chegar,ja estava-mos em meados de junho e nada de calor, temperaturas de 4 a 8 graus em oslo e variando uns dias com 16 e 18 ,mais com muita chuva,eu ja tava ficando doente com tanto frio e chuva,Nao aguentava mais,depois de um inverno q teve dias de -18 e ficar nesse chove e nao molha*( a chuva da noruega eh ridicula).As vitrines das lojas todas com roupas de verao e sandalinhas e o povo de casaco e cachecol nas ruas. Mas... a 1 semana o sol resolveu chegar e parece q vai ficar,pelo menos eh o que promete a metereologia norueguesa.Chegou e veio com temperaturas de 26-30 graus.Muita gente pode ate dizer ..Ah! mas so isso?,mas garanto q eh quente.A noruega eh um pais seco,nao tem muito vento nao,tudo aqui resseca,pao se ficar fora da sacola de plastico, vira uma pedra,pele entao ...so a base de creme hidratante.O sol daqui queima e esturrica.Aqui vc sente mais o calor,talvez seja pelo fato do inverno ser gelado e dai vc ve a diferenca ou pq sua pele curtiu mesmo e vc ja nao sente frio.
No verao noruegues, ninguem fica dentro de casa,se nao saem ,no minimo ficam no quintal,com uma piscina,tomando muito suco, comendo bastante sorvete e picole e passeando.Dificil ficar em casa em dias de verao ou melhor dizendo em dias de sol.
Se no Brasil a gente anda quase sem roupa, aqui na Noreuega,q eh um pais digamos , livre de preconceitos com o corpo,a galera anda praticamente nua( risos).Qqr parque com uma graminha ja eh motivo de deitar e tomar o seu solzinho,se vc esqueceu o seu biquine, fica de sutia mesmo q ta beleza!(risos).
Por sinal, os biquines aqui sao horrorosos e horripilantes,nao digo pelas estampas,umas sao bem bonitinhas mesmo, mas os modelos ...ai ai ai,enormes,aqui nao tem essa de biquine asa delta ou fio dental,vc encontra biquines comportados e comportadissimos,aqueles do tempo em q minha bisavo usava.Ainda nao entendi o "pudor" que eles tem com o bumbum, aqui mostrar os peitos eh tranquilo,mas se vc coloca o bumbum de fora .. eh um absurdo, tbem por esse motivo desisti de usar os meus biquines.
Os meninos por sua vez, usam somente bermudoes de surfista,ja vi alguns usando cuecas tipo boxe e sinceramente q horror.Criancas aqui nadam peladas, isso ate os seus 5 anos, depois disso ja colocam alguma calcinha ou cuequinha e fica poor isso mesmo.
Muito comum aqui na Noruega sao os locais de banho,lagos e lagoas, tem as praias,mas essas nao parecem nem de perto com praia,nem areia direito tem,e quando tem eh cheia de cascalho de pedra.O bom mesmo sao os locias de banho BADPLASS,a agua eh congelante,eu,particularmente,nunca entrei na agua,por medo de congelar,mas meus meninos adoram,brincam ate ficarem com os labios roxos,mas estao la firmes e fortes.Os dias no verao aqui sao lonnnngossss,o sol aparece rachando as 3 da manha e vai ate as 23:30, depois,fica aquela penumbra de escuro e claro e o sol volta.
Isso eh o veroa noruegues.

12 comentários:

  1. Oi Ana Paula,legal seu brlog,estou indo passar um mes na Noruega,mais especificamente em Trondheim.E estou aqui colocando e retirando roupas da mala(rsrsrs)estou tentando levar meus shortinhos,vestidinhos,e minhas camisetas basicas,ah sem falar na minha havaianas e rasteirinhas(não gostei muito das q vi aí)Agora pra noite é q tá difícil escolher algo...Vc tem umas dicas pra mim?Se puder enviar p meu email:reginavital10@hotmail.com Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana Paula,tudo bem?Gostei do seu blog,me identifiquei.Sou de Fortaleza e dia 5 de julho estarei indo passar um mes aí na Noruega,especificamnete em Trondheim,na casa do meu namorado.Na mala já coloquei meus shortinhos,saias,vestidinhos leves,camisetas básicas,minha rasteirinha e claro as havaianas.Bem roupas para o dia tranquilo,agora para a noite(já q nessa epoca não fica escuro como aquí)Essa é a dúvida do q levar,quando for sair cm meu namorado.Se vc puder me dar umas dicas...Desde já te agradeço. Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Anônimo5:52 AM

    A Noruega só é um pouco mais quente que outros países escandinavos porque tem aquela corrente do Golfo que minimiza o frio... lógico que não suficente pra esquentar como o Brasil, nem chega perto! Agora não sabia que aí fosse seco!!!

    ResponderExcluir
  4. Anônimo3:08 AM

    OLa,

    Devo ir a Noruega no proximo verão Julho/Agosto e gostaria dicas de hoteis classe economica..

    Abraços

    Murilo

    ResponderExcluir
  5. Anônimo1:33 AM

    OLá Ana Paula,
    Q. bom ouvir vc. falar s. a Noruega, País Lindo, morei aí, mas ñ tive coragem de ficar! Senti falta do Sol, da Luz e da comidinha brasileira. Muitas vx penso q. dei bobeira, mas agora já foi!!Q. bom saber q. esta feliz aí, eu sinto saudades!
    Muita sorte e curta este país sério e penso q. livre de corrupção!! bjs - Mary

    ResponderExcluir
  6. Anônimo2:24 AM

    OLá Ana Paula<
    Irei fazer uma excursão em agosto,não sei que roupa levar, mesmo pesquisando na net,fico na duvida do que levar. Agradeço pelo retorno meu e-mail rosapinho_@Hotmail.com

    obrigada maria rosa

    ResponderExcluir
  7. Olá Ana Paula,
    Adorei o seus texto, Irei passa o final das ferias de Julho na Noruega, mas estou perdida quanto ao tipo de roupa que tenho que levar. Vc poderia me dar umas dicas? paulafo92@yahoo.com.br
    Muito Obrigada, Paula Oliveira

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde! Por favor, me dê dicas do que levar! Vou dia 08//07/16 e sei que é verão. Moro em Natal, Rn e minhas roupas são curtíssimas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voce vira no verão. O Verao noruegues nao se compara ao verao brasiliero, as temperaturas aqui no verao variam de 20 a 25 graus. Pode ter algum dia que voce tenha um 28 graus, ou ate mesmo uns 30 graus como eu ja senti aqui. Mas comparando ao verao brasileiro eh frio! Traga roupas que voce usa na primavera brasileira ou ate mesmo no outono brasileiro, vestidos, saias, mini blusas , sandalhas, tenis, uns casaquinhos finos, para tardes mais frias, moleton. Roupas para sair a noite.
      Em relacao a suas roupas serem "curtissimas", isso vai de pessoa. Mas tenha BOM SENSO em como se comportar e vestir e nao mostrar mais do que o necessario e nao parecer vulgar. Creio que voce estara vindo para conhecer a vida e a familia de seu namorado(a),eles certamente do mesmo modo que voce estarao observando e julgando, por mais que digam que seja lindo o jeito de vestir, eles estarao sutilmente te medindo da cabeca aos pes. Portanto seja voce mesmo e queira passar uma boa impressao. Beijao e faca uma boa viagem.

      Excluir
  9. Boa tarde Ana Paula, vou passar 15 dias viajando pela Dinamarca, Noruega, Finlândia e Suécia. Vou no dia 2 de junho e volto no dia 17 de junho. Quanto mais leio sobre a temperatura/clima nessas cidades nessa época do ano fico mais confusa sem saber que roupas levar. Você pode me orientar se devo levar blusinhas de verão ou casacos? Devo levar mais roupas de verão?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  10. boa noite Ana Paula. quando me preapro para viajar gosto de me informar sobre as condiçoes do clima para não carregar excessos. suas informações são de grande ajuda. vou estar nesta regiao de 20 de agosto a 10 de setembro. escandinavia poderia me ajudar com escolha de roupas e calcados. irei andar bastante a pe. como pega uns dias do outono fico em dúvida se muda muito o clima. obrigda. meu email é custodiaeo@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Virginia,obrigada por visitar meu blog e gostar. Bom, o tipo de roupa vai depender bastante de onde voce vai estar aqui na Noruega. Eu traria roupa de outono/inverno brasileiro. Um bom tenis faz uma grande diferenca ja que voce vai andar bastante( pela cidade?) se voce for se aventurar em passeios nas montanhas eu ja recomendo um outro tipo de sapato, mais resistente, com um solado bom de borracha, voce pode ter uma ideia do q eu estou falando se vc jogar no google " fjellsko" vai encontrar varios modelos tanto de cano alto como baixo.
      Dependendo de onde voce vai estar,em setembro ja comeca um ventinho frio e as vezes a chover. Espero ter ajudado. Boa viagem , e seja bem vinda a "Terra do Gelo"

      Excluir