sexta-feira, 27 de maio de 2011

Procurando emprego

Posso me gabar que para mim nunca me faltou trabalho, a nao ser quando eu nao queria trabalhar mesmo, fora isso GRACAS A DEUS, sempre tive sorte para estar sempre empregada.Ja chegeuei a ter um emprego de sair de um na sexta e comecar no outro na segunda e ainda podendo escolher para qual iria.
A mesma coisa aconteceu comigo quando cheguei aqui na Noruega, ao contrario de muitos que reclamam q eh dificil e tal,eu fiquei 4 meses desempregada mesmo,quando cheguei aqui e tive que esperar pelo visto de trabalho para comecar a trabalhar, ao contrario de muitos paises para onde brasileiros se aventuram a fazer ou refazer suas vidas e que acham trabalho no dia seguinte que chegam.a Noruega ,nesse ponto eh uma "madrasta".Aqui para vc trabalhar vc precisa de visto e raros sao os casos a nao ser que vc tenha um QI que consiga trabalhar no BLACK ( que eh o q eles chamam aqui de trabalho sem autorizacao e sem pagar as taxas do governo). Logico que aqui tbem se consegue viver na clandestinidade,bom exemplo eh o de Maria Amelie, pseudonimo de uma gartoa russa que veio para a Noruega em 2002 com a familia. Ela no entanto foi para a escola terminou seus estudos aqui e em janeiro de 2011 foi pega pela policia e deportada, pois escreveu e publicou o livro Ulovlig norsk (Pax Forlag, 2010) , em traducao grosseira : O Noruegues Ilegal, baseado em seu diario, blog e memorias. Aqui a pagina sobre ela no Wikipedia em noruegues : http://no.wikipedia.org/wiki/Maria_Amelie


Mas como nem tudo que reluz eh ouro ou como eu e muitas pessoas costumam dizer por aqui,as Leis aqui podem ser flexiveis para uns e extremamente duras para outros.
No meu caso , nao foi uma coisa nem outra, esperie meu visto em casa, para nao dizer q fiquei ociosa, fui fazer faxina na casa de 2 senhoras que conheci ajudando a carregar sacolas do mercado,fiz faxina 4x para as senhoras,nada dificil ou complicado.
De papo pelo orkut,nas comunidades destinadas a brasileiros q vivem aqui, conheci uma menina q

5 comentários:

  1. Acho que a solucao ainda é viver de forma legal, sem medos ou traumas...
    Boa sorte e acredite...a vida sorrir par aquem acredita nela...

    ResponderExcluir
  2. Raphaella10:29 PM

    Oi Ana Paula! Adorei seu blog! deixar eu te perguntar uma coisa, eu percebi lendo vaaarios blogs de brasileiras(os) que vao morar na Noruega, que elas(es) começam na faxina, porem eles sao casados, o que faiclit, se alguma brasileira for prai sozinha(sem ser casada) e tiver que começar na faxina ne como "todos" vai passar fome? me ajuda por favor? obrigada adorei seu blog!

    ResponderExcluir
  3. Então, vc levante as mãos para o céu que não é todo mundo que vem parar, aqui, que pode dizer isso.
    No outro post, vc postou que é tão simples entrar na faculdade. A coisa não é bem assim, não..A validação é um Ó e, ainda não vi uma brasileira traduzir o diploma do segundo grau e ir direto para a faculdade.Mesmo tendo TOEFL.Eles sempre arranjam uma maneira de dizer que falta fazer algo.
    Balela...o ensino no Brasil é mais completo do que na Escandinávia. Exceto no quesito idiomas.

    ResponderExcluir
  4. Oie Ana, to conhecendo seu blog hoje.
    Eu tambem sempre tive sorte com emprego, nunca fiquei desempregada e sempre mudei de emprego quando nao estava satisfeita. Aqui tive que esperar meses pela autorizacao de trabalho, demorou, eu fiquei anciosa, fiquei p. da vida porque nao aguentava mais ficar em casa, virei uma reclamona, e assim que saiu, em 2 semanas consegui emprego. Muitos brasileiros me desencorajavam com o fato de conseguir somente empregos que nao gostariam de estar fazendo, eu acho isso mais questao de saber vender o seu peixe, como em qualquer outro lugar do mundo, tem que saber vender seu peixe e ser bom em alguma coisa.

    Beijao

    ResponderExcluir
  5. Olá Ana, estou com algumas dúvidas sobre a Noruega, você poderia me ajudar? Você tem facebook? Abraço.

    ResponderExcluir