quinta-feira, 21 de maio de 2015

Festas,Batizados, Aniversarios, Casamentos, velorios e etc... Parte 3 Aniversarios ( CRIANCA)

Vamos por partes!!Para mim eh o unico modo de como explicar  os aniversarios , ou melhor,  como se comemora aniversarios aqui .
Vou dividir esse topico em 2 partes : Aniversario de crianca e aniversario de adulto, para ficar bem "teretete teretete tudo bem  explicadinho , nos minimos detalhes !!"
Eu amo fazer aniversario mas ,particularmente acho os aniversarios na Noruega um saco! chato e sem graca ao cubo. Tirando logico as festas de aniversarios do povo estrangeiro , ai sim eh bem mais animado ( as vezes ate demais).

O Aniversario de crianca

Ultimamente  festa de aniversario de crianca  esta tendo evidencia e sendo bem polemica nos circulos de conversas de pais nas escolas ou jardim de infancia, reuniao de pais, ponto de onibus, assuntos de jornais, etc. Com os acontecimentos  que se lê nos jornais sobre pais que recebem a conta  para pagar , referente a festa de aniversario , pois o filho, nao foi  ao aniversario  do filho dele, ou criancas que ficam esperando os colegas de uma  classe de 20 chegarem e que so aparecem 2, e por ai vai. Isso tambem acontece aqui, infelizmente !!




 Vou comecar a falar da festa de criancas pequenas. O famoso 1 aninho!!Feche os olhos se necessario, e imagine a festa de 1 ano que voce foi nos ultimos tempos no Brasil. Imaginou?!  Entao, retire os baloes, os convites tematicos, a decoracao tematica, os docinhos, salgadinhos, os garcons, o animador de festa, o pula-pula, a piscina de bolinhas, as musicas infantis de fundo, a cerveja para os adultos, retire os adultos tambem, mas deixe os pais, os irmaos ( se tiver) e os avos se esses morarem perto . Se esses convidados  forem , compre um bolo  de marzipã no supermercado ( detesto bolo coberto de marzipã ,mas aqui eh sucessoooo!!) ou se voce tiver tempo, faca um bolinho basico, jogue uma cobertura de acucar semi pronta ,compre uma vela, prepare um cafe e um refresco que eh so adicionar agua e pronto!! Festa linda!!

                                             Knut Andrè  1 ano







                                            Princesa Estelle da Suecia em seu 2 ano

Sim! Nao!! noruegues nao é de comemorar  com festa de arromba aniversario de 1 ano  de filho,nem mesmo os outros anos esse "luxo" pertence somente aos "pobres coitados e inocentes", noruegueses casados com as estrangeiras, e eh onde eu me enquadro! As brasileiras, as filipinas, as latinas de modo geral, gostam e gastam para comemorar os aniversarios de seus pimpolhos. Mas é logico que muitos  gostam de comemorar em grande estilo, mas nao chega nem aos pes do modo brasileiro de comemorar  aniversarios.

Dando exemplo das brasileiras que moram aqui, algumas trabalham com decoracao de festa  infantil, outras fazem bolos , salgadinhos,docinhos  ( euzinhaaaaaaaaa) mas geralmente seus servicos sao somente comprados por outras brasileiras, muito dificil uma mae norueguesa encomendar uma festa tematica para seus filhos pequenos. Por mais que a Noruega  tente copiar um pouco o jeito americano de consumismo, a Noruega , nesse ponto esta a anos luz de ser um Pais consumista .

Somente quando a crianca ja tem la seus 4 ou 5 anos em diante, é que os  pais ( alguns pais ) fazem uma festinha de aniversario mais animada para eles, mas nada de muito luxo .
Seu filho ( a) recebeu um convite para ir no aniversario de um amiguinho?  Lembre-se de  responder se ele ira ou nao dentro do prazo que esta  sendo pedido no convite, isso eh muito importante, alias tudo eh importante!o levar  e buscar   seu filho,  exatamente  na hora  marcada e tambem é necessario.

Uma festa de aniversario em casa 


Sim!!! festa de crianca eh de crianca e somente para aquele que o convite foi dado, entao, se voce tem 2 filhos, por exemplo  mesmo que em idades proximas e somente o filho A recebeu o convite para a festinha, nem precisa arrumar o outro para acompanhar o irmao, nem mesmo voce precisa se arrumar, pois voce nao é  parte de festa.

Nos convites  de festa  infantil, tem a hora que vai comecar e a hora que ira terminar, leve o seu filho na hora certa e principalmente o busque na hora certa. Geralmente na entrada da casa, em uma mesa colocada especialmente ali, tem uma pequena folha de caderno com uma caneta, onde os pais  escrevem o nome do filho, o nome do pai e um telefone de contato, para caso aconteca alguma coisa  ou se a crianca nao quiser ficar, ou ainda , se os pais " esqueceram" de buscar o filhote na hora marcada.

Festinha infantil em casa  geralmente  tem duracao de 3 a 4 horas, a maioria comeca as 13 horas  e termina 15 horas ou as 16 horas. Estranho ne? É! mas eh pq  muitas familias norueguesas jantam  as 17 ou 18 horas, mas isso nao é regra, ja levei muito o Knut em festinha nos fins de semana tambem..
Festa infantil tambem as vezes é feita  em um dia normal da semana, essas entao comecam as 16 horas (apos as atividades  extra escolares de alunos  que vao para escola e do horario de funcionamento dos jardins de infancia).

Se a casa do aniversariante eh  bem perto da escola ou jardim de infancia, ao ponto de nao precisar ir  de carro, Os pais do aniversariante ,muitas vezes levam os convidados para a sua casa , no mesmo momento quando for buscar o filho, assim os outros pais vao somente buscar seus filhos  na casa do aniversariante, quando acabar a festinha. Se for assim, dentro da mochila vai estar o presente e a roupa da festa para ele usar. Mas isso tudo é acordado  entre os pais, se voce nao combinou nada com nenhum pai ,leve seu filho e pronto .

Muitos pais optam por comemorar a festa de aniversario dos filhos em "locais de diversao" ( juro que esqueci  como é o nome desses lugares  em portugues... VERGONHAAAA! ). Sao galpoes enormes feitos , ou melhor , montados de colchoes  e espumas para criancas brincarem, subir, correr, pular, escorregar etc, vou colocar a fotinha de um para voces terem ideia.
 Aqui sao chamados de Lekeland ( terra de brinquedo) ou Hopp Hopp Land ( terra de pula -pula). Nesses lugares , eles tem salas tematicas onde aluga-se a sala com o tema que eles tem e que voce quer e voce tem direito a usar por 1 hora essa sala. Apos essa hora voce tem que retirar seus convidados de la e arrumar uma mesa na area de mesas e assim  voce pode ficar la ate mesmo a hora de fechar. A sala tematica é somente para  comer e cantar o parabens. Esses lugares oferecem um buffet  infantil que voce pode escolher conforme o seu bolso, mas geralmente o menu se resume em  pao com salsicha e  refrigerante  e sorvete, o bolo geralmente é levado pelos pais do aniversariante. A parte boa desses lugares é que voce paga  somente por crianca e ja que o lugar é enorme e praticamente impossivel de controlar todas as criancas, alguns  pais que levam seus filhos geralmente acabam  ficando la, e assim ,  ajudam a cuidar das criancas junto com voce.







Como eu comentei , geralmente as festas de criancas sao feitas em dias de semana,mas dai voce pergunta: Porque?? Bom , entre os noruegueses e isso se estende de certa forma para  as pessoas que vem morar aqui, Os dias de semana ( segunda a sexta feira)  sao dias para se fazer coisas normais e individuais, noruegues tem muito disso de individualidade, "meu tempo" , "seu tempo" , o fim de semana, para aqueles que tem familia, digo casais ou pessoas  com filhos, é para curtirem juntos. Fim de semana significa descanco, cuidar do jardim,  levar filho ao parque e deixar e ver ele brincar, viajar para a cabana de montanha ou de praia, em fim ... fim de semana eh FAMILIA( pelo menos durante o dia! rsrsrs). Por essa razao , as vezes , muitos pais nao levam seus filhos para as festinhas de outras criancas que acontecem nos fins de semana, e as vezes, eles esquecem de levar os filhos, causando assim um grande desconforto depois .
                                                      no convite : Terca feira  23 de abril as 16:45 as 18:45


Eu lembro de uma vez ter esquecido o aniversario de um amiguinho do Knut e a mae dele me ligou perguntando se nos estava-mos a caminho pois ela estava esperando o knut para cantar o parabens! Nunca voei tanto em minha vida! sorte que o presente estava comprado e so faltava colocar roupa no Knut .e ela morava praticamente do lado de casa. Que bom que ele é menino!! pois arrumar o cabelo é so dar uma cuspida na mao e arrumar a juba pro lado tipo vaca lambeu que ta lindo! hahahaha.
Outra curiosidade interessante nas festinhas é que , se a festinha for de menino, somente os meninos da sala  serao convidados. Se seu filho estiver no jardim de infancia ainda, somente as criancas da mesma idade  que ele ( salas do jardim de infancia aqui  as idades sao misturadas) serao convidadas e as vezes somente os meninos dessa idade, no caso se seu filho for menino, se for menina, somente as meninas.
Eu gosto de festa, entao, como boa e fiel estrangeira e brasileira que sou, faco festao e convido a turma toda.

Mas dai voce pergunta: Ah!! e as festinhas na escola nao tem?? Ahhhhh!! isso tem!! faca um bolo  de chocolate  e compre uns picolés e entregue para o professor. ele  vai distribuir com a turma depois de cantarem um parabens.
Nos jardins de infancia, alguns nao permitem  que se leve nada de casa, eles mesmos  fazem uma pequena comemoracao entre eles, onde servem frutas em espetinhos ou fazem um bolo , ou algo que o aniversariante queira, isso tudo com a ajuda dele. Outros jardins de infancia deixam vc levar o material para  poder fazer  um smoothie de frutas. Voce pode levar tambem os copinhos enfeitados e canudinhos, uns baloes  para que eles encham e o picolé.


Knut Andrè 3 anos,  comemorando na escolinha

Toda crianca que esta no jardim de infancia e faz aniversario, tem a bandeira no Pais hasteada na porta  de entrada do jardim de infancia, Muitos jardins de infancia colocam tambem  uma cartaz na entrada da salinha, ou no corredor  de acesso as salas , dizendo qual crianca  esta fazendo aniversario no dia , assim cada pai  que leva o seu filho  para a escolinha, podera dar os parabens para o aniversariante tambem. Toda crianca no jardim de infancia recebe uma coroa com o seu nome escrito nela e qual idade esta fazendo. Algumas dessas coroas, feitas de cartolina sao tematicas, e seguem ao gosto da crianca.
                                                     Bandeira  hasteada no jardim de infancia

                       Aniversariante em seu "trono real", pois ela eh a rainha do dia no jardim de infancia

                                  cartaz no jardim de infancia falando que  a menina esta fazendo 4 anos

Canta-se o parabens em noruegues e ingles! eu quando trabalhava  na escolinha , ainda cantava um parabens gaucho brasileiro e elas adoravam.



Nenhum comentário:

Postar um comentário