segunda-feira, 6 de março de 2017

Comidas... nham!! - A Historia - part 1

Para se falar de comida, é necessario uma pequena aula sobre o passado dos noruegueses. Nao sei se é de conhecimento de todos, mas ate a decada de 60 ( quando descobriram entao uns pocos de petroleo na costa) a Noruega era pobre pobre de marré deci. Propriedade da Dinamarca e depois dada como troféu de guerra a Suecia, aqui nao se produzia nada,nao se construia nada e logicamente, nao se comia nada. O solo noruegues é composto basicamente de pedra, tem uma pequena camada de terra , mas logo abaixo vem pedra , pedregulho , pedrinha e pedroes, e com a ajuda do clima , 7 meses curtindo neve  por ai ja da para ver que cultivar qualquer tipo de alimento fica um pouco dificil ne?

Tirando o peixe e alguns animais, o que era plantado aqui era  o trigo. Na epoca viking se consumia muito o trigo, para alimentacao era um pao duro feito a base de farinha e agua  para acompanhar era servido peixe e carne ( mas nao todo os dias) Para ter uma ideia eh so assistir a serie Vikings que da para se ter uma ideia de como era naquela epoca.
'
Por volta dos anos 1200 - 1300 os moinhos  foram introduzidos na Noruega isso ajudou muito o trabalho que antes era feito manualmente e pelas mulheres. e para armazenar a farinha elas faziam um pao fino e quebradico que durava mais e era mais facil de armazenar. o chamado FLATBRØD ( pao achatado) e ainda muito apreciado aqui.

Outra comida muito apreciada hoje em dia e que vem de muitos anos atras é o mingau de aveia ( havregrøt) essa era a comida diaria de muitas familias. Carne e peixe , eram artigos de luxo , principalmente para os noruegueses que viviam no interior do Pais.

No final dos anos de 1700  a batata  foi introduzida na Noruega. o que foi muito positivo para a dieta dos noruegueses, que passaram a comer mingau de batata nas refeicoes  da noite. A partir de 1900 foi introduzido o mingau de arroz risgrøt que é o nosso bom e velho arroz doce, mas aqui de doce  nao tem muita coisa nao,  pois eh um mingau de arroz cozido em agua adicionado leite e comido com manteiga, acucar e canela. Eu adoooooooooroooo!!

O mingau de arroz é um prato de festa, principalmente  na epoca do Natal. E Natal na Noruega  sem risgrøt nao é natal.

 Outro prato muito apreciado aqui, principalmente na regiao  meio- norte norueguesa é o Sodd,uma sopa com pedacos de carne de carneiro bem picadinha era a refeicao servida aos domingos em todo o Pais.

 Eu lembro bem de quando cheguei na Noruega a passeio , o maridao , na epoca noivo , foi mostrar os dotes culinarios dele e fez para o jantar Sodd, vi aquela sopa aguada com umas bolinhas  boiando e para acompanhar batata. Olhei aquilo, fiquei achando  sei la entende e me servi. amassei as batatas para dar uma incorporada ao caldo, e foi quando o Brede quase teve uma sincope quando eu perguntei onde estava o cathchup e a mostarda!

 Ate hoje , quando fazemos sodd aqui em casa ele  pergunta se vou misturar catchchup.

 Logico que nao faco isso! pois eh outa comidinha que aprendi a gostar e no inverno comemos  1 x por semana, quentinha , bem gostosa e da "sustancia".

Na epoca do verao , costumava-se comer carne defumada  acompanhada de leite azedo.
Somente na metade de 1800 é que  a alimentacao de laticineos e derivados foi introduzida na dieta  dos noruegueses.

Outras variacoes de alimento sao os secos, salgados, defumados, fermentados (RAKET) principalmente nos peixes e arenques. Os peixes frescos eram consumidos somente no verao  ou  por todo o ano, mas nas familias ricas.


A bebida diária em todo o país era uma mistura de fermentado e soro de leite ou leite desnatado leite misturado com água, o malte para a  cerveja. que tambem é uma bebida da epoca de natal. No verão. chás de ervas eram diariamente consumidoss quentes em todo o país antes do café  fezer a sua aparição em 1800.








Nenhum comentário:

Postar um comentário