segunda-feira, 6 de abril de 2015

Páscoa 2015

God Påske! Feliz Páscoa

Eu adoro Pascoa! confesso que embora tenha crescido dentro da religiao catolica, Nao sou de seguir a risca ou nem mesmo chegar perto dos cerimoniais religiosos que a cercam. Fui muito de ir a Igreja quando crianca, ja fiz tapetinho de serragem e de  flor tbem para comemorar a semana santa. Acredito que em Deus e que Jesus morreu na cruz,foi sepultado e ressuscitou no 3 dia, tudo isso para nos salvar dos pecados.
Bom , aqui o povo ( nao todos) nao sabe muito ou nem se interessa o pq da Pascoa. No Jardim de infancia em Oslo  e o Lider da sala( professor titular) nao sabia explicar o pq dos simbolos da Pascoa para as criancas. Na verdade ele nao sabia nada de religiao , completamente ateu. Mas tbem aqui nao se pode dar muita enfase a essas coisas de religiao , vc tem a sua e pronto, seja feliz com ela e nao incomode quem esta ao seu lado.
A Páscoa é uma festa importante para a igreja, e em muitos países é a celebração da Páscoa mais importante do que as celebrações de Natal. Na Noruega, temos uma longa tradição quando se trata de celebração da Páscoa e a mais longa recesso de Pascoa do mundo .
Feriado de Páscoa é realmente um fenômeno especial na Noruega. Temos um longo fim de semana de 5 dias contínuo a partir de quinta a segunda-feira pascal, que é sempre na segunda-feira. Muitos noruegueses vao ainda mais longe e tiram alguns dias extra de folga nos dias entre a semana da
Páscoa e da Páscoa. Assim férias da Páscoa, facilmente passam a ter dez dias de duração.


A Pascoa na Noruega eh praticamente igual a Pascoa no Brasil, com algumas coisas ou varias coisas diferentes.. (risos)
Aqui quem faz sucesso NAO eh o coelinho , mas sim o pintinho, o que nao deixa de fazer sentido , pois coelho nao poe ovos, ja que o ovo significa a vida  e o animalzinho a fertilidade. Portanto tudo aqi gira em torno do pintinho. Decoracao em tom de amarelo e laranja.
Os ovos de Pascoa sao feitos de papelao. Sim!! PAPELAO, mas dai vc enche esses ovos de balas, docinhos, chocolates e da para a criancada, elas A D O R A M!! e viva a carie!! Ovos e chocolate sao uma raridade de encontrar,mas vc acha! Alias, eu faco ovos de pascoa em chocolate e vendo aqui , recheados de brigadeiros ou ate mesmo os de colher ( PROPAGANDA).


Páscoa é para comer e beber bem  dizem aqui e o que nao pode deixar de comprar para  a Pascoa é muitos frios , Kvikklunsj ( tradicional chocolate noruegues com biscoito dentro), ovos, cerveja, vinho, refrigerantes, os ovos de Páscoa com doces, protetor solar e laranjas.


Outra coisa interessante de se contar sobre a tradicao de Pascoa na Noruega , sao os chamados Påskekrim ( crimes de pascoa). Sao romances policiais e não se limita apenas aos livros, panfletos e revistas ,voce tambem  pode escutar nas radios, sao series diarias de 3 a 5 capitulos, justamente  na semana de Pascoa. Essa tradicao se iniciou na decada de 20, quando 2 escritores Nordahl Grieg e Nils Lie que usavam como pseudonimo o nome de Jonathan Jerv. Em uma campanha publicitaria muito bem sucedida publicaram na primeira pagina do jornal  Aftenposten  a novela-crime com o titulo de  Bergenstoget plyndret i natt  (em minha grotesca traducao para o portugues como " O Saque do trem de Bergen a noite) uma semana antes do domingo de Ramos.surgindo assim a tradicao de Romances Policiais na semana da Pascoa na Noruega.


                                  

Outra coisa que faz muito sucesso aqui sao o Påskenøtter , sao os Quiz e palavras cruzadas da Pascoa, alias, Noruegues adora quiz e palavras cruzadas de qualquer maneira, mas na Pascoa ficam mais em evidencia. Voce pode participar pelo radio, comprar uma revista de programacao de Tv e participar com a Tv e depois enviar suas respostas e concorrer a premios, brincar com a familia no cafe da manha de Pascoa , uma infinidade de coisas.


A arvore de ovos de pascoa tambem é uma tradicao, principalmente entre as criancas pequenas, Galhos de arvore sao enfeitados com ovos de galinha ocos e pintados pelos pequenos e entao pendura na galha enfeitando a casa. Fica lindo pq os galhos comecam a florecer. Mostrando a Vida que ainda trazem dentro.  Acho muito fofo.

A maioria das pessoas aproveitam o feriadao de Pascoa para viajar para  as cabanas de montanha, e curtirem a " ultima temporada de esqui do ano", outros aproveitam o feriadao para viajarem para algum lugar de sol e praia, ja que continuamos com neve . E aqui em casa tambem nao pode ser diferente, na pascoa, ja se tornou uma tradicao passar no camping, e eu adoro.
o camping na pascoa



Nenhum comentário:

Postar um comentário