sexta-feira, 17 de abril de 2015

Russetiden- O Ultimo ano escolar

Ao contrario do Brasil, o ano escolar noruegues comeca em meados de agosto, apos as ferias de verao e  por volta do dia 19 ou 20 e vai ate o agosto do proximo ano.
Apos o 17 de maio , comecam as provas finais em todas as escolas  da Noruega e tambem as ultimas provas para os jovens adolescentes de 18/19 anos que estao concluindo o ensino do 2 grau noruegues , que se chama VIDEREGÅENDE SKOLE ( em traducao grosseira para o portugues " Continuacao da escola). Na Noruega eh obrigatorio vc concluir o ensino basico ( do 1 ao 10 ano), os outros 3 ultimos anos sao opcionais, vc nao eh obrigado a concluir, Mas se vc nao tiver nada alem disso, vc vai ser oq?? Geralmente 99% dos alunos concluem o 2 grau aqui. Uns concluen visando somente a formacao  normal e /ou vao ingressar na Universidade, outros preferem a formacao profissional , porque assim ja ingressam no mercado de trabalho.
Com a chegada do fim do ano escolar noruegues, comeca tambem as comemoracoes dos alunos do ultimo ano o RUSSETIDEN ( tempo dos Russ).

A comemoracao do Russ baseia-se, em parte, a tradição dinamarquesa. Mas a comemoracao na Noruega eh totalmente distinta. Os Russ, sao os alunos do ultimo ano do ensino medio que comemoram com muita festa o " fim " dos estudos. O evento nao eh obrigatorio  e  tambem nao tem nenhuma ligacao com a escola. Eh um acontecimento completamente a parte e tradicional na Noruega, fora que rola muito dinheiro, principalmente para os organizadores. Muitos jovens gastam fotunas e suas economias vao toda para o Russetiden. Ao todo , cerca de 42 000 jovens são graduados em escolas secundárias norueguesas cada ano.
Eu particularmente acho que o Russetiden eh a manifestacao de tudo  que a Noruega  proibe  das pessoas fazerem. Por exemplo : nao se pode beber na rua , no russetid pode, nao pode som alto na rua, no russetiden  pode, isso tudo entre os jovens que sao Russ , claro. As Leis sao as mesmas e sujeitas de multa  para os outros mortais que aqui vivem!

Meu filho foi Russ azul ano passado. gastou 27 MIL Coroas, nessa palhacada( isso aos olhos de uma mae que nao viveu a adolescencia dessa tradicao norueguesa), Mas de mim ele nao viu nenhum centavo! trabalhou para pagar. A comemoracao eh intenca muita bebedeira, muita festa, isso eh mesmo! e tudo isso, antes dos exames finais ( o que eu acho erradissimo.

O Russ, se distinguem pelas cores de seus macacoes. Cada cor, diz que tipo de curso voce optou em fazer na escola e qual formacao voce tem .
 Na semana passada ja se podia ver alguns russ com seus macacoes andando pela cidade e irao usar ate o 17 de maio, depois disso nao podem usar mais, e as festas e bebedeiras " terminam". Cada um enfeita o seu macacao como quer, tem as letras para fazer o nome, milhares de adesivos, para serem colados na roupa , o que vai caracterizar tanto ao grupo de amigos q voce pertence , e diz um pouco  sobre voce. Voce somente pode ser Russ 1 vez, para isso voce tem q se cadastrar e recebera um cartao de indentificacao. Alem do macacao , tem o chapeu e  os Russ kort , um tipo de cartao de visita" q eles entregam pelas ruas , principalmente para as criancas pequenas q adoram , nesses cartoes sempre tem alguma coisa " engracada" escrita. Como comecei a dizer, os Russ, sao classificados pelas cores dos seus macacoes, o que diz que tipo de formacao eles tiveram no ensino medio.
Os Russ de macacoes VERMELHOS ( RØDRUSS ) são os alunos que concluiram a admissão geral em 3 anos , sem nenhuma formacao profissional ou programa complementar alem  de estudos mais aprofundados em esportes, mídia e comunicação, design  ou de música, dança e teatro . Esses tem o chamado Generell studiekompetanse que eh o caminho natural para a admissão nas universidades.
Os Russ de macacoes AZUIS ( BLÅRUSS ) sao os alunos que alunos que estudam especialização acadêmica em economia , finanças, administracao, mercado de vendas, transporte e logistica.
Os Russ PRETOS (Svartruss)  sao os alunos que estao concluindo cursos profissionalizantes, nao incluindo serviço e transporte.
Os Russ Verdes (
GRØNNRUSS ) sao os estudantes com formacao  dentro de agricultura e uso dos recursos naturais
O Russ verde  tem uma historia interessante; De 1960 a 1968 eles eram usados por alunos que faziam a escola real, a escola real eh o que podemos chamar no Brasil do ensino Classico que existia na decada de 60. Com a extincao da Realskole , os alunos foram direcionados para areas da escola de ensino medio  que desejavam, e muitos ex alunos da Realskole passaram a usar a cor  dos Russ pretos.
 Voltando novamente a voltar a usar o Verde em 1995 para alunos de escolas voltadas para  agricultura e recursos naturais.
Essas sao as cores mais usadas entre os Russ, mas existem outras  como :

Os Russ  Amarelos ( GULRUSS )eram estudantes que já terminaram os  três anos profissionalizantes ou nao , mas que querem participar do Russetiden novamente.

Os Russ Laranjas  ( ORANSJERUSS são  os alunos do ensino  fundamental, esses a partir de 1070 podem  celebrar a conclusão de  macacao  laranja . Mas voce nao ve ( eu pelo menos nunca vi) um aluno do ensino fundamental querer  festejat o Russetiden.

Os Rosa   ou tbem com a variacao para a cor   Azul claro  Russ são as  crianças , no seu ultimo ano de jardim de infancia ( 5/6 anos)   que vão no ano seguinte iniciar no primeiro ano .  Eh somente uma brincadeira entre elas , ou melhor , dos pais  em imitar os mais velhos e mostrarem q estao crescendo. A cor eh realmente  rosa, mas muitos meninos nao querem usar rosa entao  optam por azul claro  :P


O Russetid eh a passagem para a vida adulta do jovem. Somente  a partir dos  18 anos que  voce pode comprar cerveja, cigarro , viajar sem autorizacao  e logico, responder por si mesmo ( bebidas destiladas, somente aos 21 anos). Voce deixa de ser considerado crianca  e nem mesmo seus pais podem interferir em sua vida ou decisao .

Porque se gasta tanto dinheiro??


Bom , alem da roupa e dos acessorios que voce vai precisar, existem muitas festas em toda a Noruega. As 3 maiores festas que eu conheco ( ouvi falar ) sao as de Oslo , Stavanger e Lillehamer. Sao festas com shows tipo festa Rave, regada a muita bebida e sabe-se la mais o que.

Existem os RUSSRBUSS ( Onibus do Russ) onde um grupo de amigos se juntam para  construir um onibus com o nome de seu grupo e esses  se tornam  mini casa de shows privados , onde somente quem eh do onibus ou convidados dos integrantes  tem acesso . Eles mudam tudo dentro do onibus e isso custa muito dinheiro, e tambem tem q contratar um motorista para que dirija o onibus, ja que no maximo aos 18 anos voce so tem, e se tiver, a carteira de habilitacao. 



Alem do grande consumo de bebidas, existem pequenas brincadeiras entre os Russ, brincadeiras ridiculas e bobas , mas que para quem esta de fora ate acha engracado.

No Russetid, tambem tem uma grande procura de preservativos. De uns anos pra ca com o aumento de ocorrencia de estupro, tambem fazem campanha de conscientizacao para que os meninos  entendam que quando um nao quer , nao rola!! Muitos meninos, como as meninas, trazem  colados em seu macacao om adesivo dizendo NEI ER NEI ( nao eh nao).


.

Um comentário: