quinta-feira, 7 de maio de 2015

Festas,Batizados, Aniversarios, Casamentos, velorios e etc... Parte 1 Casamento

Ando lendo ultimamente muito se falar em festas de aniversario, principalmente  a parte triste, do que geralmente acontece  ou anda acontecendo tambem aqui no Reino da Noruega.
Criancas sao convidadas para uma festa de aniversario e nao aparecem no dia marcado, deixando o aniversariante , coitado, que esperava seus amigos, ver sua sala completamente vazia e os pais com aquela  senssacao de culpa  vendo o filho triste e com a pergunta : Onde erramos?? Porque nao vieram??
Para  fazer entender como sao feitas as comemoracoes de festas infantis aqui, voce tem que se despir de tudo o que tem de conhecimento sobre festas infantis no Brasil, somente assim  com sua mente vazia  voce vai poder assimilar.
Vou tentar falar resumidamente de varias comemoracoes aqui no blog, o que eu tambem acho impossivel, pois pode parecer que nao ,mas algumas coisas sao complicadas  de descrever sendo melhor observar .

O casamento:

Todos maiores de 18 anos podem se casar na Noruega.
Casais heterosexuais e homosexuais tem o mesmo direito.
Casamentos na Noruega sao super simples, a nao ser se for um casamento real ou de alguem " VIP", fora isso , casamentos aqui sao simples e sem muita pompa.
O casamento pode ser somente no civil  ou na Igreja, isso vai depender logico do gosto do casal.
Voce casando no civil, pode se vestir de noiva, veu , grinalda, vestido de noiva  e bouquet, ou simplesmente colocar um vestidinho do jeito que voce quiser ou ate mesmo com a roupa q voce saiu do trabalho. Voce so nao pode  ir  pelado ou de chinelo,ou  bermuda, ou descalso ou sem  camisa. Geralmente pedem para voce ir com uma roupa normal ,caso voce nao for usar um terno ( no caso dos meninos).
Com a papelada pronta e ok, a data eh marcada e o casal vai no Forum, com um casal de padrinhos , e alguns amigos  ou familiares e com a voz de um Juiz de Paz  se casam.
Conheco um casal, que nenhum dos dois comunicou a familia ou amigos que iriam se casar, foram ao cartorio, casaram e de la voltaram para o trabalho naturalmente. estranho nao é? eu tambem acho!!
Mas geralmente nao é assim nao, voce pode se casar no Forum e depois  ir com um grupo de amigos para um restaurante ou ate mesmo para uma recepcao .
 Eu irei  falar das recepcoes  no fim desse  post.
                                          casamento civil

Quando voce vai se casar na igreja, tirando o seu vestido lindo  de noiva q ja esta incluido no sonho, geralmente voce sonha com aquela igreja linda, florida, com um coral maravilhoso, 2 ou 3 pares de padrinhos para casa um , seus pais no altar, daminhas ou floristas e praticamente todos os seus 200 convidados, alem dos fotografos e  filmadores  nao é? Bom aqui NAO é!
Casamento na igreja eh BASICO.

Padre, noivos, 1 par de padrinhos para os dois( geralmente a madrinha senta ao lado da noiva e o padrinho ao lado do noivo ) Ah!! eu falei senta?? Bom é!!  vamos  chegar la tambem.....
Bom, casar na igreja qualquer um casa, indiferente se nunca casou , ou se enviuvou ou se ja casou  antes.
Casar na igreja é mole! e se sua vontade é essa ,mesmo que voce ja tenha se casado antes ou seu noivo, voce casa na igreja de novo e de novo e de novo.. quantas vezes voce quiser casar.

A igreja nao é enfeitada, nao tem floes no caminho da entrada ate o altar, nao tem tapete vermelho, voce pode contratar um violinista  ou um cantor  para  cantar alguns salmos , e  voce tera o orgao da igreja tocando uma musica de entrada,
Ah! mas porque nao?? Bom, geralmente as igrejas aqui  sao muito antigas e por essa razao padre e sacristao, pedem para  que se for decorar q seja bem simples e que depois recolham a decoracao antes de  irem embora ( cargo esse q fica para os familiares ou amigos mais proximos dos noivos), Ou porque decoracao com flor aqui seja muito caro e entao os noivos optam por decorar somente  o lugar da festa. Finito!



Voce pode optar por entrar sozinha, ou acompanhada de alguem, ou entrar com o seu noivo.
Geralmente os casamentos aqui sao feitos durante o dia, eu particularmente nunca vi um casamento sendo realizado as 18 horas ou as 20 horas. Casamento aqui é as 11 da manha ou antes  ou um pouco mais tarde, nunca depois das 13 horas.

A maioria dos casamentos acontecem no verao noruegues ou ate o inicio do inverno .( junho a novembro). Tem logica!! nesses meses os dias sao mais longos e com sol e floridos e consequentemente as pesoas estao mais alegres.

Quando voce casa na igreja, como eu comecei a falar, vc entra  com quem voce quiser ou sozinha. geralmente seus pais e os  padrinhos e o noivo ja estao te aguardando na igreja. Os pais ficam sentados nos primeiros bancos da igreja e no altar,  alem do noivo, do padre  tem 4 cadeiras, duas de cada lado  e uma na frente da outra, esses serao o seu lugar  e o lugar da sua madrinha de um lado  o lugar do seu noivo e do padrinho do outro lado.
                                          apos a bencao do padre

                                          noivos com seus padrinhos 

Apos a bencao do padre os noivos e a troca de aliancas esses  passam a sentar lado a lado e permanecem juntos ate o final da cerimonia.

Os convidados, aqui se dividem os convidados em 3 partes.

Os convidados para a igreja : amigos, colegas de trabalho ,vizinhos,familiares, familia, tios, primos, gato, cachorro e papagaio, voce convida todos para  assistir o seu casamento. A igreja tem a porta aberta e ate mesmo quem esta passando na rua pode ir ver.
Os convidados  da recepcao: esses sao os convidados "vips". Geralmente nao passa de 60 pessoas e nesse grupo estao incluidos , os pais, os avos, os irmaos e irmas dos pais dos noivos com sua familia( esposa e filhos), os avos, os irmaos e irmas dos noivos, os padrinhos, casais de amigos nos quais eles foram convidados para a recepcao,quando esses se casaram como uma forma de agradecimento. amigos mais proximos.
Perceba que se caso voce for um convidado para a recepcao o convite somente eh para voce e seu marido, isso se voce for casada ou morar junto com alguem. se voce for solteira geralmente o convite é somente para voce, a nao ser que no convite esteja direcionado a voce e a um acompanhante.
Os convidados da festa: esses sao os amigos em geral, amigos do trabalho, o resto dos familiares, primos, eles irao participar  da parte final da festa  e dos doces e bolo.

Todos que sao convidados da recepcao , sao convidados da cerimonia da igreja e da festa. Mas nem todos da igreja e da festa sao convidados para a recepcao. Mas todos da recepcao e festa levam presentes. Vamos falar dos presentes na continuidade do post.

A Recepcao
Apos a cerimonia da igreja e os cumprimentos la mesmo os convidados ( da recepcao) se dirigem para o local da festa.
Lá serao oferecido cafe com paozinhos e biscoitinhos, Muitos casamentos tambem tem os dinks de boas vindas aos convidados, Um coquetel de frutas muitas vezes sem alcool e ate mesmo um pro secco, suco e refrigerante.



Apos a chegada dos noivos ao local da festa , comeca a recepcao. O salao  eh montado com uma mesa ao fundo  onde sentarao, os noivos, os pais da noiva e os do noivo , os padrinhos, os avos.
Nas mesas  verticais  ou laterais sentam-se os restantes dos convidados. Bom lembrar que cada convidado tem o seu lugar marcado.

Com o inicio o cerimonialista do casamento ( geralmente um amigo que saiba falar bem e que seja engracado, dara as boas vindas  aos convidados , parabenizara os noivos e os familiares, e dira o Meny que sera servido na recepcao.

Eu nos primeiros casamentos que fui, assim que cheguei  aqui, achava um saco essa parte, mas tambem , eu nem entendia direito o que eles falavam, com o tempo e com os outros casamentos que fui, passei a gostar muito. Eh uma tradicao muito legal, queria poder ter feito isso quando eu me casei no Brasil, mas nao temos essa tradicao e o que eu mais queria era  festejar. Mas ja tenho esses planos para a comemoracao dos 10 anos de casada.
Bom, comecam servir a comida da festa, e de tempos em tempos existe  umas pausas que sao feitas a cada batida da faca no copo e isso ocorre  entre algumas garfadas é onde comecam os discursos, e ao termino de cada discurso termina- se com a saudacao SKÅL ( saude) .

 Esses discursos sao feitos  pelo cerimonialista, falados pelos pais dos noivos( um de cada lado), pelos proprios noivos , algum amigo . Geralmente contam fatos engracados da vida de cada um  ou de ambos os noivos, algumas coisinhas tristes mas que sao seguidas imediatamente por uma piada  Um drama basico e  fazem ate musica!! Eh  a parte descontraida da festa.





 Para ter ideia que eh tao tradicional, que ate mesmo  nos casamentos reias  existe isso.

                                          O Rei  Harald discursando no casamento do seu filho o Principe Håkon com a Princesa Mette Marit.


Principe Håkon discursando no seu casamento.

                                           Discurso do noivo  a princesa Martha Louise 

Bolos e tortas

Nunca vi em minha vida casamento ter mais bolo e torta do que um casamento norugues, as vezes chega a ter ums 50 tipos de bolos fora o bolo de casamento. Geralmente nao existe a mesa de docinhos nem a de bem casados, isso nao existe aqui, a mesa eh de bolo e pronto. Logico que hoje em dia muitos casamentos estao se modernizando, sendo copiados do modo americano de festejar. Mas se voce for a um casamento  normal, vai ver uma mesa de varios bolos e sabores, o que nao deixa de ser maravilhoso!! Esses bolos  sao feitos pelas familias, tias primas, maes , avos etc e o bolo do casamento feito por uma confeitaria.  A parte do bolo eh sempre servido acompanhado de cafe. Nao podendo faltar logico  a Kransekake bolo tradicional noruegues feito de massa de amendoe e moldado em anies, que esta presente em todas as festas , principalmente as mais importantes.



Presentes de casamento

Como eu disse antes, eu iria falar dos presentes de casamento. Aqui, como no Brasil, os noivos distribuem as listas em lojas especializadas e os convidados os levam consigo para a festa e colocam em uma sala especialmente preparada para receber os presentes. Nessa sala, uma ou duas pessoas da familia ou ate mesmo o pessoal que organiza a festa  irao abrir os presentes, escrever  em um caderno quem deu e o que deu, o mesmo acontece se alguem der dinheiro, o valor sera escrito nesse caderno . Assim os presentes serao abertos e expostos em uma mesa onde todos os convidaos e os noivos  eh claro, irao poder ver o que ganharam. Apos nos noivos voltarem da lua de mel ou ja estarem acomodados em sua casa , eles enviarao a cada um dos que deram um presente  um cartao de agradecimento pelo mesmo.

Festa

Apos a recepcao , por volta das 18 horas comecam a chegar os convidados da festa. E entao comeca realmente  a musica e danca.
Bom lembrar q crianca  geralmente nao sao aceitas  em festa de casamento a nao ser que facam parte da familia. Portanto, se caso voce for participar de um casamento  noruegues, e tiver filhos pequenos , arrume alguem para tomar conta deles em casa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário