sexta-feira, 8 de maio de 2015

Festas,Batizados, Aniversarios, Casamentos, velorios e etc... Parte 2 Batismo

Em 2012 uma emenda aprovada pelo Parlamento Noruegues, aprovou a separação entre Igreja e Estado no decorrer de uma alteração à sua constituição. A nação se tornará secular e sem nenhuma religião oficial, e o Governo já não participará, como de costume na nomeação da hierarquia eclesiástica.A idéia de quebrar o vínculo tradicional  da Igreja e do Estado vem desde a  década de setenta depois de confirmar que a estrutura religiosa  se beneficiva do dinheiro dos impostos dos noruegueses, sendo uma pequena parte da sociedade que mantinha o sentimento religioso. Estudos recentes estimam que apenas 2% dos noruegueses freqüentam igreja, e que 72% nem sequer acreditam em Deus.
Desde entao ,a igreja fundada por Martim Lutero nao pertence mais ao Estado e a Noruega  é formalmente um Estado laico, sem nenhuma igreja ou religião oficial.
Mesmo assim, continua-se com a tradicao de casamentos, batismos, crismas e extrema uncao.

O Batismo  da Igreja Protestante norueguesa Den Norske Kirke, nao difere em quase nada  dos batismos da Igreja Catolica. A crianca é apresentada  a sociedade  Cristã, pelas maos do padre que a levanta  no altar a segurando na frente de todos, existem os padrinhos e os padrinhos de consagracao, a agua e o oleo.

A maioria das criancas norueguesas sao batizadas e isso ocorre ate seus 4  ou 6 meses de vida. Esse é o tempo que o Estado da aos pais para escolher o nome que a crianca ira ter.
Tradicoes sao dificeis de serem quebradas por essa razao por mais que os pais  nao acreditem em Deus, muitos de certa forma optam pelo batismo tradicional.

Outros fazem uma Cerimonia do Nome, onde fazem uma pequena cerimonia Humanista, onde dizem coisas bonitas sobre o nome que foi escolhido para a crianca. Vi uma vez uma cerimonia do Nome , onde os pais e os familiares colocaram areia colorida em um vaso enorme e iam dizendo palavras bonitas , como abencoando a crianca, Tipo o filme da Bela adormecida, onde as fadas madrinhas  davam virtudes  para a crianca..



O que eu acho lindo no Batismo ou na Cerimonia do Nome é a roupa usada pela crianca. Elas usam um camisolao  bordado a mao com uma fita azul ou rosa dependendo do sexo do bb  e a touca, essa é retirada na hora do batismo pela madrinha.Muitas dessas camisolas de batismo , passam de geracao em geracao e tem o nome das criancas gravados na barra  com a data do batizado. A camisola que meu filho usou foi usada pelo pelos filhos de minha sogra  e por todos os outros netos  que nasceram antes  dele.
Knut Andrè com sua roupa de batismo.

A Festa

Todo batizado tem tambem sua festa, mas se voce pensa que vai fazer aquele churrascao  com a familia e amigos para comemorar o batizado de seu filho , ESQUECA!!! Eu, no batizado do meu filho, havia feito uma lista de 60 pessoas para a festinha ,mas fui convencida e aceitei digamos de passagem, com muita ma vontade,a cortar minha listinha e deixar somente a "Familia" e padrinhos. Mas logico que se fazem festas grandes, eu é que me deixei levar .


Presentes

Todo batizado tem seus presentes, aqui geralmente  da-se bons presentes para a crianca, geralmente  em prata  e porcelana, pingentes, albuns , porta atestado de batismo e por ai vai. Tenho presentes do batizado do meu filho q nunca usei e certamente nem vou usar .




Um comentário:

  1. Muito interessante conhecer algum dos costumes da cultura norueguesa.

    ResponderExcluir