domingo, 5 de março de 2017

Ferias de inverno - Vinterferie

Mal acabou o recesso de natal e do ano novo e la vamos nos outra vez para mais um feriadao. A tão esperada ferias de inverno, vinterferie como é chamada aqui!

Enquanto no Brasil, alguns esperam fevereiro para comemorar o carnaval, aqui alguns na Terra do Gelo, tem o privilegio de curtir 1 semaninha de folga total também.

 As ferias de inverno é um feriado exclusivamente escolar  que é em fevereiro ou março, dependendo da regiao que voce mora na Noruega.  Essas ferias duram uma semana na maioria dos lugares, mas na regiao de Finnmark ( norte da Noruega) eles  tem  dois ou três dias livres, pois pelo o que eu  entendi, na primavera eles tem 1 semana de ferias em razao da caça as renas selvagens que inicia em maio.

 Oslo e mais 13 outros estados tem as ferias de inverno na semana 8 e os outros 6 estados restantes na semana 9, que no caso é onde eu moro.

Pais com filhos na escola geralmente organizam suas ferias para que possam ter essa semana livre , ja que os filhos estarao de ferias da escola, mas as escolas  extra classe e jardins de infancia permanecem abertos e funcionando normalmente, justamente por conta daqueles pais que  nao podem tirar  ferias nessa epoca.

As criancas que sao maiores e nao frequentam essas escolas extra classe ( pois essas sao oferecidas para criancas ate o 4 ano escolar) essas para nao ficarem em casa, o municipio onde moram oferecem recreacao gratuita durante a semana, com muita atividade na neve, com monitores voluntarios  e  comida para todos os que estao participando. Nao existe nenhum tipo de inscricao para participar do evento de  inverno, é só ir e pronto. Varios municipios tambem oferecem transporte gratuito para aqueles que nao tem como chegar ao local.



 Isso ajuda muitas familias que embora estejam de ferias nessa epoca as vezes nao vao para lugar algum, por varias razoes uma delas o financeiro. Qualquer passeiozinho gasta-se um bom dinheirinho nessa epoca tambem, principalmente se voce nao tem lugar para dormir. E tambem uma forma bem legal para integrar os imigrantes recem chegados ao País.


Dai voce pergunta: "Por que as ferias sao divididas?" Muito simples, nas ferias de inverno os noruegueses , costumam ir para as suas cabanas de montanha esquiar ou para  estacoes de esqui. Imagine se todos tirarem as ferias na mesma semana? Os locais ja ficam lotados  com a divisao, se fosse na mesma epoca ninguem aproveitaria nada e seria um amontoado de gente e esquis.



Muitos tambem aproveitam essas ferias para sairem do inverno, e vao para a Espanha curtir um solzinho nas illhas canarias( coisa basica).

Desde que eu cheguei aqui na Noruega essas estao sendo minhas segundas ferias de inverno,antes eu trabalhava em jardim de infancia e nao tinha essa mordomia.. rsrsrs e  como eu disse, por elas serem exclusivamente escolares , somente professores e alunos tem essas ferias digamos abonadas.

Como maridao nao tem ferias de inverno, eu fiquei em casa durante a semana, curtindo minhas ferias com pequenos deliciosos trabalhos de dona de casa , lavar, arrumar, dobrar, varrer, aspirar, consertar , cozinhar e entao na sexta feira bem cedinho fomos para a nossa " hytte" ( cabana ), na verdade é um camping, onde temos um treiler com uma casa acoplada na frente dele, é muito legal lá e da para relaxar bastante tambem.





O que mais as pessoas fazem nas ferias de inverno, alem de esquiar é comer bastante salsicha  grelhada, tomar chocolate quente e se esparramar no sofa na frente da televisao com uma lareira ligada ou aquecedor e assistir toda a programacao de esporte de inverno. Eu como sou uma pessoa que adora frio e neve,aproveito esse tempo para ler algum livro e ficar de bobs mesmo.



Mas minha experiencia com as ferias de inverno esse ano foram mais  audaciosas .... rsrsrs Esse ano, eu me aventurei a andar de esqui pela primeira vez em 10 anos que estou morando aqui.







Definitivamente nao" nasci com esquis nos pes", como se costuma dizer aqui sobre os noruegueses, pois desde pequenos tem habilidade de andar nesse treco. Nao digo que foi um desastre, mas o negocio nao é tao simples e facil quanto parece.( ou como eu achava que era :P)

Vou continuar esquiando de bunda mesmo nos akebrets da vida(  trenozinhos ou colchoes de escorregar na neve), muito mais facil e sem perido de cair e quebrar uma costela ou a perna.

Voltamos hoje para casa depois de um fim de semana realmente muito gostoso, o sol brilhou bastante e por esta razao nem se sentia muito frio.
Agora é voltar a rotina diaria,e comecar a contagem regressiva para as ferias de Páscoa daqui a 6 semanas 😉



Um comentário: