quarta-feira, 22 de março de 2017

Noruega, o País mais feliz do mundo! .. eu disse País!

O ideal  noruegues é ter um companheiro ou estar casado, tem dois filhos, dois carros, cão, dois gatos uma cabana a beira mar e/ou nas montanhas e cinco milhões em dívida... Ops!!! cinco milhoes é demasiado muito!! Acordar com saude  e ter meios de transportes rapidos e que nao se atrasen de manha para ir para o trabalho.

 Quando li a reportagem sobre a Noruega estar esse ano no topo dos paises mais felizes do mundo  reportagem em portugues e reportagem em noruegues , eu postei em um dos grupos que participo de brasileiros que moram aqui e logo veio os comentarios " de onde tiraram a ideia  que sao felizes, pois os noruegueses so demonstram seus sentimentos a nao ser quando estao bebados. (gargalhando).

De fato, os noruegueses tem um comportamento bem diferente em relacao a ser alegre ou a demonstrar sentimentos. Noruegues tem uma forma diferente mesmo, sao reservados, cautelosos e quanto seus sentimentos  e por essa razao sao considerados frios no dia a dia, mas nos fins de semana ou nas festas... Ahhhhhhhhh ... sao demasiadamente alegres.  8 ou 80.

Tipico Noruegues:

A pesquisa na qual a Noruega ganhou esse ano em 1 lugar nao se refere a alegria e sim FELICIDADE, estar bem, a realizacao pessoal e felicidade é diferente de ser alegre. .Medir a felicidade é dificil mas varios fatores que influenciam e um deles é a situacao economica das pessoasl .... Ser FELIZ nao é a mesma coisa que ser ALEGRE.

 A felicidade é satisfação, contentamento, bem-estar, acontece de dentro para fora.A felicidade é independe de fatores externos. Ela diz respeito à paz interior, satisfação, bem-estar, realização pessoal. e isso se da principalmente quando voce esta de bem consigo mesmo.
Ao contrario da alegria  que é tudo o que nos alegra e esta ligada a fatores externos( um acontecimento de FORA para dentro ).

"Dinheiro não traz felicidade, mas ajuda a ser triste em Paris "
A maioria do povo noeuegues pode ser  triste em qualquer lugar que desejar, em Paris, nas Ilhas  Canarias, na Grecia, Thailandia, no Brasil, pelo menos 1 vez por ano.


Para um Pais ser considerado um Pais feliz  ele deve  ter um grau  elevado de  fatores que são considerados importantes para a felicidade das pessoas, cuidados, liberdade, generosidade, honestidade, saúde, renda e um bom governo ( admministracao)
E isso a Noruega tira de letra!! embora a generosidade eu acredite que nao tenha muito nao , mas .... partimos do principio que sim!

 A Noruega não é feliz só por causa do petróleo ela vem se protegido contra «altos e baixos" da economia e investe os ganhos do petroleo ( mesmo estes tendo ultimamente  valores baixos) nas futuras geracoes de bem-estar. ela nao gasta somente o dinheiro.
Embora o custo de vida aqui seja altissimo as pessoas tem condicao de viver, principalmente se voce tiver um emprego.
Quem trabalha recebe um pagamento no qual da condicoes de viver uma vida boa. Uma boa maioria de pessoas  podem comprar o que bem quiserem e quando quiserem.

Mas vale lembrar tambem que nem todos por aqui tem uma vida boa. Existe noruegues pobre, sem realizacao pessoal, vivendo do minimo, sem poder viajar nas ferias,comprar presente de natal para os filhos etc.

As pessoas trabalham normalmente maior parte da vida por aqui, Trabalho= ganhar dinheiro=  gastar/investir com o que quiser.
É importante entender o papel do emprego e do desemprego quando se trata de criar a felicidade, as pessoas com empregos com boa remuneracao são mais felizes, mas o dinheiro não é a única coisa que afeta a forma de estar  satisfeitos .

A estabilidade de trabalho, variedade de trabalho e autonomia são outros fatores importantes.assim como ter mais tempo de lazer o que também é um fator que conta bastante para a felicidade.

Estar desempregado e viver da assistencia social é um fator que puxa para baixo o nível de felicidade. E ca entre nos... noruegues em geral nao sabe "apertar o cinto", e os que ficam em uma situacao economica ruim, mal conseguem sobreviver a pressao e acabam algumas vezes chegando ao extremo.

 Aprender a se contentar na vida é uma chave importante para ser feliz tambem.

Um outro fator importante de avaliacao é que os paises ricos que alem de ter  renda como ponto de felicidade é ter boa saude fisica e mental.

Os idosos na Noruega sao claramente mais  protegidos e melhor assistidos do que idosos de outras partes do mundo. Mesmo lendo diariamente sobre casos de falta de condicoes adequadas para estes, mas mesmo assim , estao a anos luz de boas condicoes de cuidados que outros paises oferecem.

 O sistema de seguro social entre outros, ajudam a apoiar os grupos mais marginalizados dando a estes uma melhor condicao de vida para se viver aqui.


Para fim de conversa, eu posso dizer que sou feliz aqui! consegui em 10 anos de Noruega , ter meu lugar ao sol, trabalho no que eu gosto ( amo) e isso nao é para todos nao.

. 

2 comentários:

  1. Olá, muito legal e, no meu caso, oportuno o seu blog.
    Penso em ir no final de junho para a Noruega. Quais tipos de roupa você sugere levar? Nessa época ainda há um pouco de frio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Katia, que bom que gostou do texto. Entao, Junho , julho e agosto sao os meses mais quentes por aqui, com temperaturas de ate 27,5 graus positivos. Em certos lugares e/ou dependendo do dia pode chegar ate acima dos 30, mas é uma temperatura totalmente especial. A noite geralmente esfria. Eu acredito que voce deva trazer roupas de verao/ outono brasileiro, blusinhas, vestidos , shorts ,mas sempre tendo um casaquinho em maos se voce for friorenta. Beijao e tenha uma boa estadia aqui na " Terra do gelo".

      Excluir