sábado, 22 de abril de 2017

E enfim .... a CIDADANIA!


Ja sao 9 anos, 6 meses e 10 dias , que eu estou definitivamente em Terras Norueguesas! Nossa!! passou tao rapido!

Hoje eu sou cidadã norueguesa, recebi minha cidadania em novembro passado, e esse foi um ponto que eu questionei bastante. Ser ou nao ser , eis a questao!

 Sera que eu estava pronta para ser norueguesa? o que é ser noruegues? quais as vantagens? e as desvantagens? Vou ser tratada diferente por ser, do que nao ser? Todas essas perguntas e mais uma infinidades de outras sao respondidas com o tempo , e o tempo é relativo....

 No frigir dos ovos , voce nunca vai ser norueguesa, pq a tua cara, teu cabelo , o teu sotaque, ja diz que voce nao é etinicamente noruegues ( como eles( noruegueses) costumam falar de forma " carinhosa" so para te colocar no seu devido lugar  ne?! vc entende o que eu to falando! hahaha)



Acho que para alguem se tornar cidadao de um Pais , a nao ser os que nascem no Pais, deve  existir um pouco mais  do que ter um passaporte, no caso o noruegues , o passaporte vermelhinho, que " abre" as portas  da esperancade de certas fronteiras, nao deixando voce por um longo tempo na fila de imigracao.e nao te fazendo perguntinhas , de onde voce é , pra onde vai, porque e para que?  Levei 5 anos para me decidir  se aplicava ou nao para o pedido de cidadania.

 Por eu ser casada com um noruegues eu poderia ter aplicado em 2011( apos ter recebido o visto de permanencia). Mas nao me sentia segura para isso, Sei la ...faltava alguma coisa a mais , e eu confesso  sinceramente que ainda nao descobri realmente o que era, mas era algo como nao pertencer  aqui, como se ter o corpo aqui e a cabeca em outro lugar , mas que esse lugar tambem  nao é o Brasil, pois tambem , ja nao me sinto pertencer la. É como um espirito  vagando ,é  nao fazer parte da cesta de macãs , estar no "limbo".





Olho para traz em minhas memorias e vejo o quanto dificil foi chegar ate aqui, nem tudo foram flores ou banhado por um mar de rosas, nao foi mesmo!
Cada dia um desafio. A lingua , a cultura, o clima, a saudade ....essa entao, sempre sendo escondida, camuflada, para que tudo desse certo e que nao me fizesse fraquejar, das muitas vezes que eu quiz jogar tudo para o alto e clicar na tecla F e mandar meia duzia de 6 para a estratosfera.

A Noruega por muito tempo foi para mim a terra do "pinto" rosa, onde a filha chora e a mae nao vê. Somente aqueles que conseguirem calcar os meus sapatos, saberao o que eu estou falando. E a Noruega continua sendo  a terra do "pinto rosa" para muitas meninas que estao aqui.

Nao foi facil chegar ate aqui, e continua nao sendo , por mais que tudo ja esteja  de certa forma em seus devidos lugares, voce tem que matar um leao por dia.
.
Filhos adaptados e que ja perderam as caracteristicas sociais e culturais do Brasil, e hoje sao tao noruegueses quanto qualquer outro noruegues totalmente etnico. Uns podem dizer : Ah! isso é muito ruim... voce deve estimular( forcar seria a palavra  que mais usam) a eles nao esqueceram a cultura do Pais deles... " e bla bla bla ... Ok! mas a cultura do Pais deles eh a Noruega, o Brasil, é a cultura da MAE deles, sou eu que ainda carrego dentro de mim meu lado brasileiro , o bom lado , sou eu que por mais que tenha me adaptado a nova cultura , ainda tenho a cultura brasileira ( adormecida) mas viva dentro de mim e isso ,nao é porque eu escolhi ou me forco a nao perder o meu lado brasileiro, mas pq o Brasil que eu trago dentro de mim, é como se fosse parte do meu DNA.

O que mais me motivou e me motiva a transpor os obstaculos era a vontade de conseguir conquistar o meu lugar ao sol, na Terra do Gelo, ter um trabalho que eu queria, ser realizada profissionalmente, ter minha casa, ter uma economia estavel, poder pensar no futuro de uma forma mais tranquila e poder VER o futuro e ver que ele esta la, que eu somente tenho que continuar.

Lembro que antes de conhecer o meu maridex eu costumava repetir  sempre a frase " Onde voce quer estar daqui a 10 anos?, Como voce quer estar daqui a 10 anos?"
Eu estou onde eu queria estar ( embora nunca  tivesse em meus planos ou sonhos me mudar para a Noruega) e estou como eu queria... REALIZADA! pessoal e profissionalmente e vou encher a boca para falar .... Isso nao é para  todos nao viu!
O trabalho de realizacao pessoal e profissional leva tempo, nao é da noite para o dia, a comecar pelas escolhas que voce vai fazer e como voce vai encarar os desafios que essas escolhas irao trazer. E esses desafios aparecem de todas as formas e de todos os lados , as vezes do lado que voce nao imaginava e entao voce tem que "rebolar"!




Nenhum comentário:

Postar um comentário