quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

O suicídio = Tabu

Quando voce viaja para o Brasil ou mesmo quando conversa pelo Skype com amigos e familiares que moram la ou ate mesmo quando voce viaja  para outro Pais para passar ferias e eles sabem ou ficam sabendo que voce mora na Noruega, as primeiras frases que voce escuta geralmente  sao: " Que sorte! a gente aqui ta penando com esse governo","Nossa! deve ser lindo la ne?", " E o inverno?Como voce aguenta?", "Ja viu a aurora boreal" e  logico a pergunta que nao pode deixar passar :" Li,que na Noruega tem um alto indice de suicidio é verdade?"

Sim...é!

A Noruega, como a Suecia e Finlandia tem altos indices de suicidio , principalmente na epoca do inverno. Eu nao posso falar muito ou com certeza, dos casos de suicidios em solo sueco ou filandes , pois eu mesma nunca estive morando em nenhum desses 2 paises. Mas aqui na Noruega, pelo o que eu percebi existem fatores que influenciam muito.

Podemos destacar  de um modo geral a saude mental.
Entre os adultos, a solidao,isolamento e mudanças repentinas na situação familiar, bem como condições econômicas e sociais precárias são fatores que podem contribuir ou desencadear uma tentativa de suicídio.

Entre os mais novos, as exigencias cada vez maiores da sociedade sobre os jovens, a falta de confiança na educação, a falta de pespectiva de um bom trabalho seguido pela sombra do desemprego, uso de de substâncias ilegais ou abuso de álcool. As formas de  Bullying tambem contribuem bastante para que os jovens cheguem ou pensem em cometer o suicidio.

A saúde mental ainda é um assunto tabu na Noruega, aqui nao é tao natural falar que você está triste ou cansado, é bem mais facil dizer que voce sente uma dor imensa no dedao do pé...  e para quem é um bom entendedor, um pingo é letra!

Mas pouca gente morre por ter um pé ruim, mas os distúrbios mentais muitas vezes levam a uma morte excessivamente precoce.  614 se suicidaram na Noruega em 2016. Nesse mesmo ano, 150 pessoas morreram no trânsito na Noruega.

Morte é morte, morreu , morreu  - as pessoas encaram isso , mas sem colocar muito em evidencia para outras pessoas as razoes, a nao ser que seja de morte morrida.
Você ouve muito pouco sobre pessoas que cometeram suicidio por aqui. Este é, obviamente, um tema tabu sobre o qual poucos irao falar com voce, ate mesmo dentro da propria familia.

 A regra é que o suicidio não deve ser mencionado,para nao desencadear o efeito cascata nas pessoas. Entao, os meios de comunicacao por sua vez usa uma criativa escrita para comunica sobre um suposto " acidente".

Nao se menciona nome, a idade correta da pessoa, nem o metodo que foi usado. Geralmente as noticias chegam assim : Um homem na faixa etaria dos 40 anos, foi encontrado nas proximidades tal . A policia esta no local para averiguacoes. 

A noticia fica por ai, em aberto. Caso seja constatado que foi realmente um acidente, o jornal volta a  escrever a materia com mais detalhes. mas caso seja suicidio é ponto final no assunto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário