quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

Bullying no dia a dia na Noruega

Quem nunca recebeu apelidos nem tanto agradaveis durante sua infancia e adolescencia?  Se voce eh uma excessao , sinta-se  um sortudo! Eu posso estar enganada,mas eu acho  que na minha epoca de adolescente no Brasil, se convivia com mais tranquilidade,o bullyng é mais light na "aceitacao". Sera que eramos mais fortes naquela epoca do que  esses jovens e criancas sao hoje?
Nao sou a favor do bullyng, mesmo porque os de hoje sao mais  crueis que os de antigamente e acho tambem que as criancas de hoje em dia sao mais frágeis ,mais suscetiveis a se sentirem precionadas, ameacadas etc. Talvez essa modernidade, esteja destruindo  mais que ajudando. sei lá.
Contudo, engana-se quem pensa que em Paises de 1 mundo como na Noruega nao exista bullyng, pois as pessoas sao mais" informadas e educadas" ( escuto isso sempre). Aqui existe muito, e se tem  campanhas de conscientizacao em todo o Pais.
O Bullyng é o assunto cada vez mais falado, publicado, comentado e preocupado aqui nos ultimos tempos ( depois da onda imigratoria dos refugiados sirios). Toda semana jornais locais e jornais de grande vinculacao e tambem os outros  meios de comunicacao como  radio e TV fazem comentarios sobre a crescente onda desse comportamento nao somente entre criancas e  jovens ,mas entre os adultos tambem.
Embora o sarcasmo seja o carro-chefe do comportamento  e humor noruegues, e por mais que se use a "desculpa" de "voce nao entender o que  a pessoa quis realmente dizer",dificultando assim saber realmente quando se trata de bullying ou é somente  uma conversa " normal".
Mas quem sofre e vivencia na pele sabe bem  o que é. E aqui as consequencias chegam ao extremo.


O Bullyng nos jardins de infancia

Nao é para assustar, mas isso ocorre sim!
Nos sabemos que criancas podem ofender umas as outras, mas quando isso passa a ser bullyng / mobbing ?
Às vezes pode ser difícil distinguir entre provocação e intimidação. No entanto, quando provocação ocorre ao longo do tempo, e tem como alvo a mesma criança e há uma provocação sistemática, em seguida, entao começou a ser bullying.
Entao os professores devem interferir imediantamente e nao " deixar para ver o que acontece".



Os Jardim de infancia noruegueses, sao divididos em 2 faixas etarias 1 a 3 anos incompletos e outra de 3 a 6 anos incompletos.
Esses 2 grupos dividem  cada grupo uma sala na escolinha, sala dos pequenos - grupo 1 e a sala dos maiores - grupo 2.
Acredito que nao exista muito problema na salinha dos menores, o problema comeca a aparecer quando eles mudam para a sala dos grandes e isso ocorre as vezes 2 x no ano.

As criancas convivem bem, brincam, passeiam, sao observadas por pedagogas , as vezes 4  adultos em uma sala para 18 criancas de idade entre 3 a 5 1/2  - 6 anos.
Elas brincam geralmente com o seu grupo etario. Mas logico que existem aquelas que querem brincar com os maiores e ai é que pode desencadear o perigo. Por mais que os maiores ate deixem aquela  que seja pequena participar as vezes do grupinho deles.

O Bullyng nas escolas

O comportamento de hoje em dia é muito mais cruel e com maior abrangencia  do que na minha epoca. O bullying nao ficou somente , no papelzinho rolando pela sala, ou do fuxico de um grupo no patio da escola.
Ele corre hoje com a velocidade da luz, com um clic em um smart telefone e milhares ficam sabendo da noticia em segundos.
Fora  os grupos " secretos" onde a pessoa escreve anonimamente sobre uma outra pessoa.


Os jovens de hoje em dia ,nao se apegam tanto em intimidar os outros pela capacidade intelectual ( CDFs) e sim na aparencia fisica.

Em relacao com a  Noruega que é tida como o Pais da igualdade, todos sao iguais e tem os mesmos direitos mas , se tratando de escola o buraco é mais embaixo.

Mesmo que o  filho do medico estude com o filho do mecanico a filha da faxineira esta  na mesma classe da filha do  engenheiro, de forma geral, por regra, todos sao iguais, e podem ter tudo o que a outra pessoa tem.

Mas sempre vai ter um que vai ter mais  ou melhor que o outro e/ ou primeiro que o outro.
Um dos fatores que eu observo aqui é  que o fato das escolas nao usarem uniforme escolar e voce ( o aluno) ter que todo dia  com uma roupa diferente ja contribui para o bullying. E a maioria dos jovens , creio eu que nao somente aqui na Noruega ,mas em toda parte do mundo  eles sao influenciados pela roupa, estilo de cabelo e fisico.

Observo na escola que trabalho , o tempo que jovens  de 16 anos em diante , ficam na frente  dos computadores  vendo  links de compra de roupas  pela internet.
 Exemplo de vestuario de meninos ... Observe o garoto do meio, ele usa uma bendita botinha  que faz o maior sucesso entre os jovens daqui a marca é aquela famosa australiana.

No caso das meninas essa calca de treino com um Xixzao é a moda por aqui , ate  para  as que nao fazem nenhuma atividade fisica, a nao ser ed. fisica na escola.


Aqui nao eh diferente,campanhas e mais campanhas para combater os maus tratos verbais e fisicos nas escolas sao feitas praticamente todos os dias. Infelizmente as escolas  nao conseguem parar ou conter ,por mais que tentem. Campanha Mobbing (bullying  em noruegues) 0, ou Tolerancia 0 para quem comete esses atos sao faladas a todo o momento. Escolas fazem pesquisa interna anonimas entre os alunos , para saber se existe  ou se alguem esta sendo ou cometendo o bullying. Mas o assunto nao parece ser facil de se resolver, ja que a maioria , se mantem calada.


14 % dos estudantes que foram intimidados no décimo ano da escola de jovens, certamente serao intimidado na escola de 2 grau ( videregående skole).
Alunos que experimentam continuas e interminaveis intimidaçoes, tem por consequencia pior saúde mental e tiram notas mais fracas no ano do ensino médio. Muitos desses alunos que sao  intimidados, chegam a abandonar a escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário