domingo, 29 de março de 2015

Sempre ha um recomeco!




Queria tanto prometer pra mim mesma ( e cumprir) que vou voltar a escrever no meu blog diariamente  ou  no minimo  semanalmente, mas que nao vou deixar ele  entregue as  baratas, como tenho feito durante esses anos que estou aqui. Eu quando adolescente , escrevia em diarios e agendas, e essas eu tinha 2 , uma realmente minha e outra que era deixada  a vista para os " curiosos da familia". Passava tardes recortando , colando, escrevendo  todas aquelas baboseiras de adolescente. E hoje com toda essa facilidade de internet eu nao consigo escrever em um blog?! Logico que o tempo que eu tinha antes ,nao se compara com o tempo que tenho hoje, ou mehor a falta de tempo,mas isso nao significa que nao possa sentar meia hora aqui  e escrever algumas linhas .Entao chega de bla bla bla e vamos la!!


O recomecar
Ja estamos quase no meio de 2015 e quase tambem a 1 ano que saimos de Oslo. Moramos agora em Raufoss. Raufoss é uma vila e o centro administrativo do " municipio" Vestre Toten  do "Estado" Oppland. o lugarejo ou vila,  está localizada ao norte do município, e tem 6.962 habitantes pelas estatisticas de  1 de Janeiro de 2013.  O nome Raufoss vem de uma fazenda Raufoss (Rødfossen) que já estava limpo na epoca da  Peste Negra. O nome provavelmente está relacionado com o nome da mitologia  nordica rauði  que significa areas inundadas e se encaixa bem considerando as muitas regiões pantanosas da região. Essa foi a explicacao que achei sobre a cidade, mas traduzindo o nome antigo  ja que houve  mudanca significa  Cachoeira Vermelha.
Raufoss tambem eh uma vila industrial q teve muita importancia na segunda guerra mundial  pois fabricava-se e fabrica-se ainda hoje, cartuchos de balas para arma. Foi em Raufoss que a Noruega teve sua primeira fabrica de armamentos.
Hoje em dia existem varias outras industrias que praticamente empregam a maioria dos moradores da cidade e da regiao.Benteler,HydalAluminiumProfiler,HydroBuildingSystems,KongsbergAutomotive,Nammo AS,Plastal,Profillakkering AS,Hexagon Ragasco,Hexagon Raufoss,DolphiTech ,Raufoss Ammunisjonsfabrikker,Raufoss Offshore,Raufoss Technology,Raufoss Water & Gas. TotAl-gruppen,VP Metall AS.

A decisao de sair de Oslo nao foi repentina, mas a saida foi. 
Desde 2008, apos 1 ano de Noruega, eu ja comecava a querer me mudar  para a regiao de Toten, para o interior. Queria morar em casa, ter mais contatos com as pessoas ( em Oslo a vida  eh praticamente individual e vc nem mesmo sabe quem esta do seu lado) e para quem tem filhos, morar em Oslo eh so morar em Oslo. Vc nao vai muito para balada, nao curte a cidade. Fins de semana vc prefere sair e  ir para  a sua Hytta( casa de veraneio nas montanhas ou no litoral), do que ficar em Oslo; enfim, Oslo para mim eh  para morar e trabalhar.
Mas, morar em Oslo eh  muito bom, mais oportunidade de emprego, de estudo, de diversao ( teatro, cinema, opera, restaurantes ,bares, e por ai vai. Fora que aprender o noruegues de Oslo que eh exatamente como vc le nos livros, ao inves de um dialeto , ja facilita  quem ta chegando em muito.
Entao em abril de 2014, 9 anos de Oslo , meu marido decidiu que nao queria mais morar la, simplesmemnte comunicou que havia arrumado um outro trabalho e dessa vez era em Raufoss e que eu teria que pedir demissao do meu na segunda feira . ( aqui vc entrega uma carta de demissao , mas tem um prazo para cumprir de 3 meses de aviso previo).
Sabe aquela alegria misturada com " Ai meu Deus!" ? Era exatamente assim que eu me senti. A minha vontade louca de ir morar no interior se transformou em nervoso.  Entregar a carta de pedido de demissao no meu trabalho e jogar para o alto 6 anos  de trabalho fixo  que eu consegui conquistar e sem nenhum trabalho ainda em vista, ter que  levar os documentos para o seguro social noruegues para pedido do meu seguro desemprego , vender o apartamento ( pelo um preco bom), comprar uma casa ( quando 1 dos pares esta desempregado, o banco nao financia , ou da um financiamento muito menor para  compra de imovel), fazer a mudanca e comecar tudo de novo. Mas tudo isso foi feito!
Enquanto meu marido morava ja com os pais em uma cidadezinha ainda menor que Raufoss para que fosse mais facil ele ir trabalhar ( ele comecou em maio ), eu com os meninos em Oslo  continuava-mos a vida de embalar as coisas. e meu marido vinha toda a sexta feira. Felizmente junho chegou e saimos de Oslo , tendo que ir morar 1 mes na casa da sogra. Eu poderia bem ter ido para a hytta e ter ficado la, de certa forma teria sido otimo, se eh q me entendem ,mas como estava- mos a procura de uma casa, eu queria  estar junto para que fosse comprada a casa q eu  tbem gostasse . Entao , engolindo  um brejo inteiro ficamos todos la  sorridentes! hahaha
Felizmente em Julho achamos e compramos a casa, que sera nossa ate os ultimos anos de nossas vidas. Quintal enorme, com quartos para todos . Agora era somente colocar as coisas no lugar e adaptar a nova vida, meu filho mais velho iria mora em Oslo ate entrar para a universidade em agosto de 2015( o que nao conseguiu e voltou a morar com a mamae), meu filho do meio iria comecar no 1 dos 3 ou 4 ultimos anos de escola e teria que se adaptar a escola nova e amigos novos , meu pequeno em um novo jardim de infancia, este q ainda nao tinha-mos vaga  para  ele  de 100%, e eu , sem emprego.

 Um pouquinho de Raufoss
 Parque dos Passaros
 parque industrial
 Igreja
 antiga Brubakken skole
 parque aquatico
estacao de trem
 rua principal
estacao de esqui




Um comentário: