segunda-feira, 6 de março de 2017

A Alimentacao na Noruega

Nao ha duvida que a Noruega tem se tornado mais e mais  internacional. Tanto na alimentacao diaria quanto nas festivas a  comida tem inspiração de ingredientes e pratos de todo o mundo.

"Sexta feira do taco" ( fredagstaco) e  "sabado da pizza" ( lørdagspizza) , sao experssoes que se usam muito aqui.
Se voce vai sair a noite, talvez va jantar em um restaurante indiano ou chines, Ir no Take away buscar  uma comida asiatica ou um kebab para comer em casa.

Durante a semana  fica-se com o trivial onde a batata é a rainha .



 Enquanto varias pessoas , almocam, lancham e jantam e ate ceiam em varios cantos do mundo,  por aqui os noruegueses fazem 1 refeicao quente por dia! e tudo na maioria das vezes cozido com agua sal e pimenta como tempeiro.
A alimentacao é precaria, nao que nao exista alimentos nutritivos para se ter uma " vida saudavel", sim isso tem e voce  pode ter uma alimentacao mais balanceada e nutritiva , mas vai ter que pagar mais caro um pouco por isso.

Verduras, legumes, frutas voce encontra, mas nao na fartura e variedade dos hortifruti que se encontra no Brasil, ate a quitandinha da esquina do " seu" Zé tem mais variedade do que os supermercados noruegueses aqui.


Mas para a nossa  alegria os mercados estrangeiros suprem com louvor nossa vontade de  comer uma goiaba, um quiabo e um inhame e muito mais .



 No decorrer do dia o povo se alimenta de pão, isso mesmo senhoras e senhores, depois da batata o que mais se consome aqui é o pao ou o knekkebrød, que é uma torradinha  fina  feita de centeio bem seca. Ambos se consomem com todos os tipos de coberturas, pastas, patês, frutas, geleias, queijos, presuntos e apresuntados de todos os tipos. E é disso que normalmente  se alimenta e se leva para o trabalho e as criancas para a escola ou jardim de infancia.







Um bom texto que li, logo quando cheguei aqui foi uma cronica no jornal  da comunidade brasileira  na Noruega  Preto no Branco falando do consumo de pao leia a cronica aqui. Quando li eu achei um absurdo, e logico nao imaginava que tratava-se de uma verdade nua e crua. Quando questionei o texto com o maridao na epoca, ele  só deu de ombros e disse que pão é comida.

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                           Comidas semi prontas tambem sao as mais consumidas, esse negocio de preparar o almoco  jantar, já era. O negocio aqui é rasgar saco, pacotinho e abrir lata. Joga tudo nas panelas , mistura com agua, leite e manteiga e   VOALÁ o jantar esta servido! ate mesmo a batata voce ja encontra  cozida e embalada e é so  colocar o pacote na agua para esquentar.



Eu confesso que depois que eu comecei a trabalhar  eu passei a adorar essa parte da praticidade alimentar .. rsrs  principalmente quando nao tenho tempo ou saco para  ficar na frente do fogao fazendo comida. Mas nos fins de semana  ou quando tem alguma visita para o jantar eu capricho e faco comidinhas para mostrar os dotes culinarios.








2 comentários:

  1. Alimentação fraca..., imaginei outra coisa, carnes se consome?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, aqui se come carne. Carne aqui é um produto caro, mas nao digo de luxo. Carne de porco é muito mais barata que carne de gado e frango ( pois é uma cultura mais facil e barata de alimentar)Carne de carneiro tambem é bastante apreciada. Mas o Churrascao aqui é na base de hamburger e salsichas. Hahah

      Excluir